DOAÇÃO

Campanha promove troca de alimentos por máscaras

As doações podem ser feitas nos próximos dois sábados (18 e 24 deste mês), em diferentes pontos de arrecadação

Campanha promove troca de alimentos por máscaras
Todos os anos, cooperativas de Maringá se unem para fazer o “Dia C”, que estabelece uma ação em prol da comunidade. - Foto: Divulgação

Uma campanha realizada por cooperativas e empresas de Maringá está trocando máscaras por alimentos não perecíveis. A ideia é arrecadar o maior número de alimentos para atender as pessoas em situação de vulnerabilidade social. As doações podem ser feitas nos próximos dois sábados (18 e 24 de junho), em diferentes pontos de arrecadação. 

Todos os anos, cooperativas de Maringá se unem para fazer o “Dia C”, que estabelece uma ação em prol da comunidade. Porém este ano, devido à pandemia, surgiu a ideia de confeccionar máscaras e doar para pessoas que não têm acesso a esse importante acessório de prevenção ao Covid-19. As cooperativas então decidiram promover parcerias para viabilizar a solução e desenharam um projeto que gerasse renda para costureiras e ainda atendesse às necessidades básicas das pessoas. 

De acordo com a analista de Responsabilidade Social da Cocamar, Sabrina Ambrósio, além de proporcionar o acesso às máscaras, as cooperativas queriam atender ainda a ODS Fome Zero. Foi quando surgiu a proposta de convidar outras empresas e agregar também o público de refugiados, grupo de alta vulnerabilidade nesse tempo. “Nossa proposta é produzir 30 mil máscaras, o que vai gerar 30 toneladas de alimentos para atender a quem precisa. Entendemos que é preciso apenas disposição para ajudar e quando vemos as pessoas sendo impactadas, isso gera um ciclo que nos faz querer ajudar ainda mais”, enfatizou Sabrina. 

A partir desta semana, as máscaras passam a ser produzidas por refugiados que fizeram curso de corte e costura na Unicesumar. Eles serão remunerados pelo trabalho, receberão vale-transporte e alimentação e usarão como matéria-prima tecidos doados pelos parceiros. 

No primeiro dia da campanha já foram arrecadadas duas toneladas de alimentos e a campanha continua durante todo o mês. “Não queremos deixar ninguém que tenha necessidade de fora desse projeto. Queremos ajudar a todos”, finalizou Sabrina. 

Todas as doações de alimentos serão encaminhadas à Secretaria de Assistência Social de Maringá (Sasc) e à Associação de Imigrantes. A iniciativa envolve as cooperativas Sicredi União PR/SP, Cocamar, Sicoob, Unimed, Uniodonto, Unicampo e Pluricoop e tem o apoio da Sasc e os patrocínios de UniCesumar, Shopping Avenida Center, Supermercados Cidade Canção, Ihara, HelpCar, CooperCard, Ragus e CVL Locadora. 

MILHARES DE MÁSCARAS – Essa iniciativa faz parte do ‘Movimento máscara para todos’. Na primeira fase foram produzidas 22 mil máscaras, gerando renda para 20 costureiras de Paraíso do Norte, Paranavaí e Maringá, que foram remuneradas pela produção. Tudo foi doado para 35 entidades sociais, que atendem crianças, adolescentes, pessoas com deficiência, pacientes de câncer e idosos. Agora, nesta segunda fase, a renda será voltada aos imigrantes. 

Pontos de arrecadação

- Shopping Avenida Center

- Lojas dos Supermercados Cidade Canção

- Avenida Cerro Azul, 979
- Avenida Morangueira, 1.505

- Avenida Pedro Taques, 294

- Avenida Brasil, 7.225

- Avenida Mandacaru, 277 

Unicesumar