VACINAÇÃO

Vacina para meningite recebe substituição no calendário de adolescentes

A dose está disponível nas 26 Unidades Básicas de Saúde do município mediante apresentação de documento pessoais e carteirinha de vacinação

Vacina para meningite recebe substituição no calendário de adolescentes
Os adolescentes de 11 e 12 anos que já receberam uma dose da Meningo C precisam ser vacinados com a Meningo ACWY. - Foto: Aldemir de Moraes/PMM

A vacina Meningocócica ACWY foi incluída no calendário de vacinação para adolescentes de 11 e 12 anos. O objetivo é prevenir a meningite e outras doenças causadas pela bactéria. A dose está disponível nas 26 Unidades Básicas de Saúde do município mediante apresentação de documento pessoais e carteirinha de vacinação. É recomendado apenas um acompanhante por pessoa e obrigatório o uso de máscara.

Anteriormente as doses eram aplicadas entre 11 e 14 anos. “A substituição se deve pela abrangência de mais sorotipos. Além da faixa etária ser uma das mais afetadas e responsável pela transmissão”, explica a coordenadora da Sala de Vacina, Edlene Goes. 

Os adolescentes de 11 e 12 anos que já receberam uma dose da Meningo C precisam ser vacinados com a Meningo ACWY. Para esses casos, é necessário respeitar o prazo de 30 dias para a receber a nova vacina. É importante lembrar que crianças de 3 e 5 meses recebem uma dose da Meningo C com o reforço aplicado ao completar um ano.

SERVIÇO – Confira o endereço de todas as UBSs de Maringá neste link