CIDADE

Vigilância Sanitária promove mutirão contra escorpiões

A Vigilância Sanitária de Maringá realizará um mutirão na Zona Sete para evitar a incidência do escorpião amarelo na região.

A solicitação é que a população do local limpe seus quintais até o próximo domingo e deixe o lixo na calçada.

A partir da segunda-feira, caminhões da Secretaria dos Serviços Públicos passarão recolhendo os entulhos.

O mutirão da Zona Sete será realizado nas ruas Marquês de Abrantes, Tietê, Paranaguá e Bragança, locais onde há mais casos de aparecimento de escorpiões, conforme afirma a coordenadora de zoonoses e pragas, Marilda Fonseca de Oliveira.

Ela ressalta que nos meses de inverno a incidência de escorpiões é menos comum, porém este ano, por causa das temperaturas mais elevadas do que em anos anteriores, o aparecimento está constante.

A orientação da Vigilância Sanitária é que a população mantenha os quintais limpos e gramas aparadas.

Os escorpiões vivem sob entulhos, materiais de construção, troncos de madeira, em construções, muros sem reboque, calçadas quebradas, galerias pluviais e bocas-de-lobo.

O alimento são baratas, grilos e pequenos insetos.

Hoje, as regiões com maior incidência do escorpião são as Zonas 5, 6, 7 e 10 e os jardins Alvorada e América, onde é possível observar terrenos tomados por matagais, casas de madeira mal conservadas e prédios abandonados.

Espécie venenosa, o escorpião amarelo tem veneno que pode até provocar mortes, principalmente de crianças e idosos. Os principais sintomas são dor insuportável, taquicardia, pressão alta, dificuldade de respirar.

Pmm