QUARENTENA

Hotéis de Maringá oferecem estrutura para isolamento social

Serão hospedados pacientes com suspeita de Covid-19 e assintomáticos

Hotéis de Maringá oferecem estrutura para isolamento social
O projeto, entre outras ações, sugere a utilização de hotéis para isolamento de pessoas com Covid-19, a fim de mitigar o contágio da doença na cidade. - Foto: Ilustrativa/Freepik

Dois hotéis de Maringá colocaram a disposição da Prefeitura de Maringá suas estruturas para hospedar pacientes com suspeita de Covid-19 e assintomáticos, com o objetivo de contribuir com o isolamento social e conter o avanço da doença na cidade. 

A presidente do Maringá e Região Convention & Visitors Bureau, Maria Iraclézia de Araújo, entregou ao prefeito Ulisses Maia, nesta sexta-feira (3), um ofício acerca da disponibilidade dos hotéis em contribuir com o isolamento social. “Esperamos que essa iniciativa dê certo e dê resultado para que possamos vencer esse período de crise e retornar às nossas atividades com toda a segurança. Somente juntos vamos vencer esse período de crise”, disse.

Na semana passada, o Convention recebeu o Dr. Afonso Shiozaki na reunião online diretoria da entidade, com a presença de todos os hotéis, para apresentação do projeto "Sugestão de Plano de Ação para Enfrentamento da Pandemia de Covid-19 na Cidade de Maringá junto à Sociedade Civil".

O projeto, entre outras ações, sugere a utilização de hotéis para isolamento de pessoas com Covid-19, a fim de mitigar o contágio da doença na cidade. Após reuniões e esclarecimentos, dois hotéis se dispuseram a receber essas pessoas para isolamento social: Hotel Astória e Hotel Internacional.

De acordo com o diretor do hotel Internacional, Luiz Bernava, com essa iniciativa, todos ganham. “É uma oportunidade de ajudar a população – mantendo a pessoa isolada, sem transmitir a doença -, e a auxiliar a prefeitura. Vimos uma possibilidade de voltar a trabalhar e contribuir para conter o contágio da doença. Estamos agora no aguardo, a disposição do prefeito”, disse.

Para a sócia-proprietária do Hotel Astória, neste momento de crise inédita, a responsabilidade social é de suma importância. “Temos uma estrutura que está sendo subutilizada e, neste momento de pandemia, onde podemos receber profissionais da saúde e pessoas assintomáticas que não precisam voltar para casa e correr risco de contaminar suas famílias, precisamos unir esforços. Pensando nisso resolvemos disponibilizar nossa estrutura”, afirmou Sibele.

O vice-presidente para assuntos de Projetos Estratégicos do Convention, Michael Tamura, reforça a importância da união da sociedade civil organizada e poder público. “Precisamos nos unir e trabalhar juntos para que as ações sejam alinhadas e a doença possa ser controlada na cidade”, disse.

Maringá não foi incluída no decreto estadual divulgado pelo governador Ratinho Junior, na terça-feira (30), suspendendo atividades essenciais por 14 dias em 134 municípios de 7 Regionais de Saúde. Mas a cidade segue atenta a evolução da pandemia, monitorando diversos indicadores, conforme a prefeitura.

Maringá e Região Convention & Visitors Bureau