CULTURA

Debate de filmes entre alunos municipais e acadêmicos

Representantes de turma das escolas municipais de Maringá participam, a partir do próximo sábado, dia 5, da I Mostra de Cinema e Educação realizada pela Secretaria Municipal da Educação em parceria com a Universidade Estadual de Maringá – UEM, que promoverá, no mesmo evento, o VII Seminário de Cinema, História e Educação.

O objetivo desses encontros, que serão realizados durante dez sábados, é criar entre os representantes de turmas, acadêmicos da UEM e profissionais da Educação, um ambiente de estudos, análises e debates de questões culturais, sociais, políticas e educacionais partindo de situações vivenciadas em filmes.

De acordo com a psicóloga da Secretaria da Educação, Rosiléia Alves Barbosa, a idéia é fazer um debate seguindo o tema de cada filme.

“Vamos apresentar diversos filmes para representantes de turmas, conforme a faixa etária de cada série.

Para os representantes de 3ª e 4ª série, por exemplo, teremos somemte duas sessões.

Entre 5ª e 8ª série vamos mostrar filmes com temas mais adultos, que abordem a sexualidade na adolescência, o preconceito e a exclusão social, entre outros”.

Os trabalhos com representantes de turmas, eleitos pelos próprios alunos, vem sendo desenvolvido em todas as escolas municipais.

Ao todo são 620 representantes que terão a responsabilidade de repassar para os demais alunos os temas debatidos.

No final do evento eles vão escolher um dos filmes assistidos durante a Mostra para ser apresentado na escolas.

O primeiro filme “Quarteto Fantástico” será apresentado para os representantes de 3ª a 8ª série e conta a história de super-heróis que no decorrer do filme narram seus conflitos emocionais que muitas vezes acabam prejudicando o grupo.

Mais tarde o quarteto aprende a importância da convivência e passa a deixar os desejos pessoais para garantir o bem comum.

Para a psicóloga da Secretaria, o filme demonstra as dificuldades emocionais enfrentadas na fase de transição do cidadão.

“Quando estamos deixando a infância para entrar na adolescência sofremos com questões internas.

O filme demonstra bem essa situação, onde há momentos em que nos sentimos capazes de tudo e outros em que estamos totalmente infelizes e confusos.

Queremos que os alunos verifiquem qual a relação entre as personagens do filme e a vida de cada um deles”, explica Rosiléia Alves Barbosa.

As sessões de cinema serão realizadas nos Cine Teatro Plaza, Calil Haddad e Centro de Eventos Araucária, sempre a partir das 8h30.
Pmm