26/06/2020 08:39

PESQUISA

Um ano após descoberta de dinossauro paranaense, pesquisas continuam

Há exato um ano, o Vespersaurus paranaensis foi notícia no Brasil e no mundo

Um ano após descoberta de dinossauro paranaense, pesquisas continuam
Vespersaurus paranaensis, o 1º “dino” do Paraná, era carnívoro e vivia há 85 milhões de anos - Foto: Rodolfo Nogueira

Há exato um ano, o Vespersaurus paranaensis foi notícia no Brasil e no mundo. Era 26 de junho de 2019 quando esse primeiro dinossauro do Paraná era apresentado e entrava definitivamente para a História. Sua descoberta teve colaboração de pesquisadores da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que, de lá para cá, continuam com estudos paleontológicos importantes.

Edison Fortes, professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PGE) e coordenador-geral do Grupo de Estudos Multidisciplinares do Ambiente (Gema) da UEM, destaca que a descoberta foi fundamental para “a expansão do conhecimento sobre a evolução da vida e as transformações que a Terra sofreu no passado e ainda poderá sofrer”. Além do mais, permitiu divulgar à sociedade a relevância das pesquisas feitas pela universidade.

Vespersaurus também quebrou um grande paradigma, pois acreditava-se que não haveria fósseis de dinossauros na região onde foi descoberto, o Sítio Paleontológico de Cruzeiro do Oeste (PR). Para o coordenador do Gema, “dessa forma, esse estudo vislumbra os ambientes e suas comunidades biológicas num período muito anterior à existência do ser humano”.

Como as pesquisas continuam, Fortes espera que haja financiamento para poder dar continuidade a elas de forma mais apropriada. Afinal, mesmo com uma descoberta dessa magnitude, o Gema vem trabalhando somente com recursos próprios limitados e dos pesquisadores. 

O projeto faz parte do termo de cooperação técnica com o município de Cruzeiro desde 2015, com colaboração do PGE, do Museu de Geologia e Paleontologia do Departamento de Geografia da UEM e da Universidade de São Paulo (USP), do câmpus de Ribeirão Preto (SP).

PESQUISAS ATUAIS –  A cooperação técnica, coordenada pela professora Susana Volkmer, do Gema/UEM, “prevê consultoria para atividades ligadas ao Museu de Paleontologia de Cruzeiro do Oeste, elaboração de projetos e desenvolvimento de pesquisas ligadas a estudos geológicos, geomorfológicos e paleontológicos, bem como aqueles ligados ao planejamento ambiental e ao geoturismo”. A perspectiva é de que ainda em 2020 esteja concluído o plano de geoconservação do sítio paleontológico, que “visa estabelecer metas e estratégias para proteção e exploração racional da área”.

Em âmbito de pós-graduação, em 2019 houve a conclusão da primeira dissertação sobre o sítio paleontológico, escrita por Rosana Natieli de Lima, agora mestre em Geografia pela UEM e orientada por Fortes. O professor está orientando mais quatro mestrandos e dois doutorandos, que “mapeiam outros sítios paleontológicos da região, além de estudos ambientais voltados a detalhar as características no Cretáceo, há 80 milhões de anos”, um dos períodos da Era Mesozoica. Devido à pandemia de covid-19, os trabalhos de campo e em laboratório estão paralisados.

O DINOSSAURO – O dinossauro Vespersaurus paranaensis era um predador de pequenos animais, possivelmente até de pterossauros, tipos de répteis voadores que eram abundantes na área. Ele pertence à linhagem dos terópodes, assim como os “populares” tiranossauro e velociraptor. Era carnívoro, bípede e vivia há aproximadamente 85 milhões de anos.

Tinha 1,6 metro de comprimento, 80 centímetros de altura, peso de 15 quilos e braços com menos da metade do tamanho das pernas. As vértebras do Vespersaurus eram cheias de cavidade e os dentes tinham serrilhas, assemelhando-se a facas. As patas traseiras eram no formato de lâmina, o que facilitava capturar presas – dois dedos laterais curtos serviam como “arma”, enquanto que o terceiro dedo, do meio e mais longo, apoiava-o no solo.

Foi descoberto por pesquisadores da UEM, USP e com cooperação do Museu de Paleontologia de Cruzeiro do Oeste. Em 26 de junho de 2019, o dinossauro foi apresentado à comunidade científica por meio de artigo internacional publicado no periódico Scientific Reports, da Nature, com coautoria do Museo Argentino de Ciencias Naturales. Na data, os cientistas confirmaram que pegadas encontradas já na década de 1970, na mesma formação geológica, mas em municípios próximos ao sítio paleontológico, eram mesmo do Vespersaurus.

Vespersaurus não foi a única descoberta desta década. Outros fósseis de elementos da fauna local foram encontrados por pesquisadores no mesmo sítio paleontológico: em 2014, o pterossauro Caiuajara dobruskii (do grupo Tapejaridae); em 2015, o lagarto Gueragama sulamericana; e em 2019, o pterossauro Keresdrakon vilsoni.

De acordo com Fortes, a coexistência de pterossauros e dinossauros é considerada um “fenômeno raro, que coloca em evidência as características do ecossistema no Cretáceo”, período do tempo geológico situado entre 65 milhões e 145 milhões de anos atrás. “O Sítio Paleontológico de Cruzeiro do Oeste e toda a região noroeste do Paraná se enquadram no Cretáceo Superior (há aproximadamente 85 milhões de anos). No final dele houve a extinção dos dinossauros e de muitas espécies de plantas, possivelmente associada à colisão de um asteroide com nosso planeta, na região do México. Esse evento causou mudanças profundas em todos os ecossistemas”, explica o docente.

À época, o ambiente onde o Vespersaurus vivia era desértico, porém com umidade mais elevada nas áreas mais periféricas, conforme relata o pesquisador. “Nesses locais deveriam existir lagoas e rios que sustentariam uma fauna que ainda está sendo descoberta. Podemos reconhecer esses ambientes não só pelos fósseis, mas pelas rochas e nas assinaturas deixadas nesses materiais, que permitem reconhecer se essas rochas se formaram em condições desérticas ou úmidas, se eram dunas de areia, lagoas, rios, entre outros”.

Universidade Estadual de Maringá

Últimas Notícias

CORONAVÍRUS

Aumenta o número de casos confirmados de Covid-19 em crianças no Paraná

O número de crianças entre zero e nove anos, que contraíram o novo coronavírus, apresentou um aumento de 611%

CONCERTO

Orquestra Filarmônica UniCesumar apresenta "Temas de Filmes" por meio de live neste sábado (4)

Público poderá conferir a apresentação de temas musicais de longas como "ET - O Extraterreste", "Alice no País das Maravilhas", "Frozen" e "O Senhor dos Anéis"

POLÍTICA

Secretário da Educação do Paraná é escolhido para assumir Ministério da Educação

O pronunciamento oficial da Presidência deve acontecer ainda nesta sexta-feira (3)

QUARENTENA

Pesquisa revela mudanças no cotidiano que podem ser o "novo normal" dos brasileiros

De acordo com dados da análise, 67% dos consumidores descobriu, ao menos, uma nova forma de compra que pretende manter para o “novo normal”, fase pós isolamento social

PESQUISA

UEM compõe rede paranaense em projeto inédito sobre Coronavirus

Projeto conta com 95 pesquisadores de 12 instituições do Paraná e São Paulo

SAÚDE

UBS Mandacaru retoma os atendimentos básicos de saúde

A unidade fez parte das readequações para enfrentamento da pandemia do coronavírus e funcionou 3 meses e 10 dias como Unidade de Pronto Atendimento (UPA)

CORONAVÍRUS

Boletim do coronavírus em Maringá

Confira a atual situação de Maringá, Sarandi e Paiçandu em relação ao Covid-19.

TEMPESTADE

Normalização de energia elétrica pode demorar até sete dias em algumas regiões do Paraná

De acordo com o gerente do Departamento de Manutenção da Copel, Rafael Eichelberger, tem surgido cada vez mais serviços de reparos na rede elétrica

ELEIÇÃO

Eleições municipais serão realizadas em 15 e 29 de novembro deste ano

A mudança define ainda que caberá ao Congresso decidir sobre o adiamento das eleições por um período ainda maior nas cidades com muitos casos da doença

LEI

Projeto de lei cria “disque-denúncia” contra o uso de cerol em pipas

Caso sejam identificados, os infratores serão conduzidos à delegacia de Polícia Civil para lavrar o auto de flagrante e para aplicação da multa administrativa

INVERNO

Acolhimento de pessoas em situação de rua registrou 98 atendimentos nas últimas 24 horas

Segundo dados do Simepar, na madrugada desta quinta, os termômetros registraram mínima de 5ºC e sensação térmica de 2ºC

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

Hospital Universitário de Maringá recebe 10 novos leitos de UTI

O Governo do Estado habilitou 27 leitos exclusivos para Covid-19 em Maringá e Curitiba

AUXÍLIO

Prazo para solicitar auxílio emergencial encerra nesta quinta-feira (2)

Inicialmente proposto para vigorar por três meses, com o pagamento de três parcelas de R$ 600, o benefício foi prorrogado por mais dois meses

CULTURA

Quadrinhista maringaense ganha prêmio internacional

Maringaense foi primeiro colocado no 22° Porto Cartoon World Festival em Porto, de Portugal

ENEM

Inscritos no Enem querem prova em maio de 2021

Inep fez enquete para escolha de data de aplicação da prova

Jardins Do Ingá | à 100...

Anuncio em destaque Imagem do anuncio Jardins Do Ingá | à 100 m do Parque do Ingá - Vista pro Parque!!!

Tenha a vista do Parque do Ingá aos seus pés!!! Vende-se apartamento localizado à 100 metros do Parque do Ingá. O imóvel possui 86,50 m2 de área privativa, sendo 03 quartos (01 suíte), sala de estar/jantar, cozinha, lavanderia, Bwc social, sacada Gourmet e 02 vagas de garagem. Área de lazer com piscina, salão de festas com churrasqueira, espaço Gourmet anexo à piscina, playground, sala de jogos e espaço fitness. Próximo do Shopping Maringá Park (300 m) e mercado Cidade Canção (50 m). Acabamento alto padrão! Obs.: O prédio possui elevador para cadeirantes em todos acessos do condomínio, como Hall de entrada, lazer e subsolos. Agende uma visita! Tratar com: Rodrigo - Assessor Imobiliário Cel e WhatsApp: (44) 9 9143-0188 Creci: F-33092


R$ 650.000,00

VENDE-SE apto de 03 qua...

Anuncio em destaque Imagem do anuncio VENDE-SE apto de 03 quartos (01 suíte) por R$ 450 mil reais - Av. Cerro Azul

"Apartamento (03 quartos, sendo 01 suíte) em uma das melhores localizações de Maringá" Localizado na av. Cerro Azul x Juscelino Kubitschek. A Praça em frente está sendo toda revitalizada, com excelente perspectiva de valorização do entorno. O apartamento possui 100,83 m2 de área privativa, sendo: 03 dormitórios (01 suíte), sala de estar/jantar, cozinha, lavanderia, despensa, 02 banheiros (social e suíte), sacada com churrasqueira à carvão e 02 vagas paralelas. Área de lazer possui: salão de festas, espaço Gourmet climatizado (com churrasqueira), piscina, sauna, playground e quadra poliesportiva. Obs.: inclui cozinha planejada, gabinetes e box dos banheiros. Preço: R$ 450.000,00 reais (SOMENTE VENDA). Tratar com: Rodrigo Cel e WhatsApp: (44) 9 9143-0188


R$ 450.000,00

Empréstimo em Maringá

Anuncio em destaque Imagem do anuncio Empréstimo em Maringá

Dinheiro na hora, Passe o cartão e sai com dinheiro. Aceitamos Visa, Master, Hiper Card, Elo Cooper Card, American Express e Outros. Site: WWW.PASSECREDITO.COM.BR (ATENÇÃO, estamos no mercado a mais de 9 anos com loja Física, Não passe seu cartão em praça ou ruas e avenidas, Cuidado com estelionatário) A melhor taxa, Faço orçamento por telefone ou Whats. Para realizar a antecipação do valor precisa ter Cartão de Credito com o valor disponível ir até a loja com Cartão de Credito e com documento com foto. Funciona da seguinte forma. Parcelo de 2x até 12x no cartão de credito Passe o valor desejado no cartão de credito e sai com o dinheiro na hora sem burocracia. Não troco cheque, não faço boleto, não faço sem cartão de credito. Contato: Cledeilson (44) 9 9822-5262 Whats EMPRÉSTIMO DE DINHEIRO EM MARINGÁ.


R$ 1.000,00

CASA JD BRASIL - OPORTU...

Anuncio em destaque Imagem do anuncio CASA JD BRASIL - OPORTUNIDADE!!

Vende-se casa na Rua Jaspe - Jd. Brasil em Maringá-Pr Residência com 01 suíte, 02 quartos, sala, cozinha, banheiro social, área de serviço e garagem. ACEITAMOS PROPOSTA, FAÇA JÁ A SUA !! Área construída: 99m² Área total: 150m² PARA MAIORES INFORMAÇÕES: (44) 99806-0759 (Whatsapp) (44) 99959-8352 (44) 3024-3664 CRECI 3259-J


R$ 270.000,00

Dois Cachorros para doa...

Anuncio em destaque Imagem do anuncio Dois Cachorros para doação

Dois machos, dóceis, ótimos para guarda de quintais, grandes. Super saudáveis.


A combinar

Doação

Anuncio em destaque Imagem do anuncio Doação

Doa-se fêmea, castrada, porte médio e dócil, muito bem cuidada.


A combinar

Gatos filhotes para Doa...

Anuncio em destaque Imagem do anuncio Gatos filhotes para Doação

Doa-se 04 gatinhos sendo um amarelinho 02 manchadinhos preto e branco 01 manchadinho de preto/branco bem peludo São femias, a partir de 06 meses pode castrar. Somente um pretinho é macho, já comem ração, são dócil e brincalhão. Estamos doando porque já adotamos a mãe que estava na rua e um filhote.


R$ 0,00

Htv 6 Plus em Maringá

Anuncio em destaque Imagem do anuncio Htv 6 Plus em Maringá

Aceitamos: Visa, Máster, Hiper Card, American Express, Elo, Cooper. Tudo 4x Sem Juros, Partir De 5x Até 12x Com Juros. 300 Canais Sem Mensalidades. Telecine, Hbo, Premier, Combate Sport Tv. Fazemos Também Atualização Em Todos Os Modelos De Aparelhos Na Loja. (((Com Garantia E Nota Fiscal))) Tudo Novo Na Embalagem, A Pronta Entrega. Av: Mauricio Mariane N 382 Pq Itaipu (Próximo Ao Parque Do Japão) Nome Da Loja (Play Art Eletrônicos) Horário Funcionamento 08:30 As 18:30 Segunda A Sexta 08:30 As 13:00 Sábado Tv Box Mxq Pro 4K R$ 339,00, Garantia de 4 Meses, Transforma Tv em Smart, Youtube, Netflix e muito mais, Por R$ 35,00 pega 300 canais e mais de 3 Mil filmes. Htv 6 Plus Sem Antena 254 Canais, Mais De 7 Mil Filmes, Netflix, Youtube, Wi-Fi Recomendado Para Internet Acima De 5 Mega, Garantia De 4 Meses. R$ 1.690,00 4x Sem Juros. Btv 10 Bx 4k Sem Antena 254 Canais, Mais De 7 Mil Filmes, Netflix, Youtube, Wi-Fi Recomendado Para Internet Acima De 5 Megas, Garantia De 4 Meses. R$ 1.690,00 4x Sem Juros. Duo Sat Joy Hd Novo Na Caixa Com Garantia. R$ 790,00 4x Sem Juros. Duo-Sat Troy Legacy Hd Novo Na Caixa Com Garantia. R$ 890,00 4x Sem Juros. Duo-Sat Troy Platinum Hd Novo Na Caixa Com Garantia. R$ 890,00 4x Sem Juros. Tenho Controle Para Htv, Btv, Az-Box, Az-America, Super Box, Duo Sat, Tocom Sat, Cine Box, Etc. Antena De 60 Cm Com Lnb R$ 90,00 Antena Local Uhf Digital. R$ 120,00 Lnb 2 Saida R$ 50,00 Lnb 4 Saida R$ 90,00 Lnb 8 Saidas R$ 199,00 Fazemos Também A Instalação Em Sua Casa. Instalamos Também Antena Local Hdtv. Av: Mauricio Mariani N 382 Pq Itaipu (Próximo Ao Parque Do Japão) Nome Da Loja ( Play Art Eletrônicos ) Contato: (44) 3034-1380 (44) 9 9990-0925 Whats Duo Sat Troy Platinum, Duo Sat Troy Legacy, Duo Sat Joy, Htv, Btv, Mxq, Instalação de antena e atualização de receptores em Maringá


R$ 1.690,00

Apartamento Mobiliado E...

Anuncio em destaque Imagem do anuncio Apartamento Mobiliado Ed. Saint Patrick - Novo Centro

- 10º Andar / 12ª Lage; - Bastante Arejado c/ Iluminação do Sol da Manhã; - Apartamento Novíssimo; - Armários Embutidos na Cozinha, Banheiros, Quartos e Outros; - Cozinha c/ Cooktop e Coifa; - Sacada Fechada em Blindex (Reiki); - Sacada Técnica Separada; - Iluminação em Led; - Água Aquecida em Todo o Apto; - Piso em Porcelanato; - 03 Elevadores; - Ótima Vaga de Garagem; - Entrada e Saída de Garagem Separados; - Portaria 24h; - Localizado no Novo Centro Próximo à Shoppings, Mercados, Escolas, Restaurantes e Bancos no centro de Maringá.


R$ 2.350,00

casa no Jd. Atami

Anuncio em destaque Imagem do anuncio casa no Jd. Atami

Vende-se casa com 3 quartos, cozinha, sala, banheiro, 2 vagas terreno 150m e 70m de construção


R$ 215.000,00