CAPS I I I

Ala psiquiátrica do Hospital Municipal será transferida para o Centro de Atenção Psicossocial III

O serviço funcionará 24 horas para atendimento de urgência e emergência. Cerca de 500 pacientes são atendidos por mês.

Ala psiquiátrica do Hospital Municipal será transferida para o Centro de Atenção Psicossocial III
Detalhes finos são ajustados pra receber pacientes a partir das 19 horas. - Foto: Divulgação

A partir desta sexta-feira (19), a ala psiquiátrica do Hospital Municipal passa a funcionar no Centro de Atenção Psicossocial (Caps III), no Jardim Ipanema, com 30 leitos - 26 para internamento e 4 para observação. O serviço funcionará 24 horas para atendimento de urgência e emergência. Cerca de 500 pacientes são atendidos por mês.

A transferência da ala vai criar espaço para o isolamento de pacientes positivados para o covid-19, de forma afastá-lo do convívio social num ambiente controlado e com o aparato médico necessário. A instalação da ala no Caps não trará nenhum prejuízo ao atendimento psiquiátrico, considerando que a unidade foi preparada com toda a infraestrutura necessária.

Importante ressaltar a destinação da área no HM, que servirá neste momento para o abrigamento de pacientes positivados, mas sem manifestação dos sintomas característicos do coronavírus. Trata-se de uma medida eficiente para controlar a disseminação do vírus, especialmente por pacientes com dificuldades para manter o isolamento protocolar (quarentena) de 14 dias. 

As atividades do Caps, como acolhimentos, acompanhamentos psiquiátricos e psicológico, atendimentos individuais e coletivos, grupos de oficinas terapêuticas, propostas de reinserção social, assistência familiar e visitas domiciliares estão mantidas no mesmo local. Nenhuma rotina será alterada na unidade com funcionamento da ala psiquiátrica.

Prefeitura de Maringá