Farmácias poderão fazer testagem rápida de Coronavírus
Os estabelecimentos deverão solicitar autorização da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, para oferecer o serviço.
A Secretaria de Saúde Maringá publicou uma nota técnica para regulamentar a testagem rápida de Covid-19 em farmácias do município. A comercialização de testes e prestação do serviço de coleta neste tipo de estabelecimento foi liberado pelo Ministério da Saúde no dia 28 de abril pela Resolução RDC nº 377. O documento municipal vai estabelecer protocolos seguros para execução.
Os estabelecimentos deverão solicitar autorização da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, para oferecer o serviço. Após análise da estrutura e se os testes comercializados têm verificação da Anvisa, a secretaria incluirá autorização no alvará da farmácia.
- Receba as novidades de Maringá pelo Whatsapp ou Telegram.
- Siga o Maringa.Com no Instagram ou Google News.
Todos os pacientes testados deverão ser notificados ao Centro de Informações e Estratégia em Saúde (CIEVS) municipal, por meio de um documento padronizado, disponibilizado na ficha técnica. Os casos passarão a ser incluídos nos boletins diários sobre coronavírus quando os alvarás forem validados pela vigilância.
Até as 11 horas desta quarta-feira (27), nenhuma farmácia de Maringá havia sido autorizada pela Vigilância Sanitária a prestar o serviço de testagem rápida. A lista de estabelecimentos autorizados será publicada no site oficial da prefeitura conforme atualização.