HOMENAGEM

Site homenageia vítimas do coronavírus no BR, 'Não há quem goste de ser número'

De acordo com o questionário preenchido sobre a vítima, os textos divulgados no memorial apresentam o nome, idade e uma frase que represente sua história.

Site homenageia vítimas do coronavírus no BR, 'Não há quem goste de ser número'
A plataforma é colaborativa e qualquer pessoa que conhece a história de uma vítima do coronavírus, pode compartilhar no site. - Foto: Reprodução

Durante a pandemia, estamos habituados a ver os casos de Coronavírus como índices e números divulgados diariamente. Neste período delicado, foi criado o site ‘Memorial Inumeráveis’ (inumeraveis.com.br) responsável por contar a história de inúmeras vítimas do coronavírus no Brasil, mostrando que são mais do que apenas estatística. “É uma celebração de cada vida que existiu e que existe, e de como podemos entrelaça-las para construir memória, afeto, respeito e futuro”, diz a biografia do site.

O site é um projeto colaborativo. Qualquer indivíduo que conheça alguma vítima fatal da Covid-19 pode fazer um cadastro no site respondendo a um pequeno questionário. "Esse questionário é automaticamente direcionado para uma rede de jornalistas, todos voluntários deste projeto. Com base nas informações fornecidas, um dos jornalistas irá criar um Texto Tributo para cada vítima, que será então inserido em nosso Memorial" explica.

RESPONSÁVEIS – A iniciativa do ‘Memorial Inumeráveis’ está no ar desde o dia 30 de abril. O projeto é obra do artista Edson Pavoni. “Não há quem goste de ser número. Gente merece existir em prosa" compartilhou Pavoni em seu Instagram. O artista conta ainda com a colaboração de Rogério Oliveira, Rogério Zé, Alana Rizzo, Guilherme Bullejos, Gabriela Veiga, Giovana Madalosso, Rayane Urani, Jonathan Querubina e os jornalistas e voluntários.

AS HOMENAGENS – De acordo com o questionário preenchido sobre a vítima, os textos divulgados no memorial apresentam o nome, idade e uma frase que represente sua história. O intuito é apresentar cada indivíduo de maneira simples e poética, transformando o memorial em uma homenagem emotiva.

"Auro. O nome 'Auro' tem como significado 'aquele que foi feito de ouro ou reluz ouro'. O seu nome diz muito sobre quem ele foi e sobre os planos que Deus preparou para ele. Sua linda e gloriosa missão aqui na Terra chegou ao fim, missão na qual seu caráter, sua personalidade única, honestidade, impecável maneira de agir e ajudar o próximo se destacaram. Todo o nosso amor e nossas saudades" é a história de Auro Asterio Azevedo Pereira, de 52 anos.

O projeto também está no Instagram (@inumeraveismemorial), uma maneira mais fácil de acompanhar a despedida de amigos e família das diversas vítimas do Coronavírus. “A vida é um eterno carnaval! Menina de sorriso fácil. Um astral sem nuvens escuras e muitos banhos na chuva. Abraços carinhosos e aconchegantes. Energia positiva. Ser de luz”, é a homenagem a Ana Caroline Mesquita, de 32 anos.

COLABORAÇÃO – O projeto aceita voluntários para realizar as publicações e demais ações. Os interessados devem mandar um e-mail para o endereço inumeraveis@gmail.com.

Maringá.com