SOLIDARIEDADE

Equipe produz máscaras com transparência para colega com deficiência auditiva

Equipe produz máscaras com transparência para colega com deficiência auditiva
A equipe do setor nutricional do Hospital Municipal de Maringá notou a dificuldade da colega em se comunicar com as máscaras tradicionais. - Foto: Aldemir de Morais/PMM
A pandemia do coronavírus tem sido um momento de empenho diário dos profissionais de saúde. E alguns casos provam que a dedicação não fica só aos pacientes, mas também com os colegas de trabalho. A equipe do setor de nutrição do Hospital Municipal da Prefeitura de Maringá produziu máscaras transparentes para facilitar a leitura labial de uma funcionária com deficiência auditiva.

A nutricionista, Keila Vilhena de Paiva possui 75% da audição no ouvido direito e perdeu a 95% da capacidade de escutar com o esquerdo, o que dificulta a leitura labial com as máscaras tradicionais. “Fui surpreendida com a atitude das minhas colegas de trabalho. Um momento inesquecível”, reconhece e agradece a mobilização da equipe.

A ideia surgiu de Shana Waltz, que notou a dificuldade da colega em se comunicar durante o trabalho. “As outras funcionárias abraçaram a ideia junto comigo. É mais uma história de inclusão”, afirma. A máscara foi produzida por uma artesã do município com tecido e um visor de plástico transparente que possibilita a visualização dos lábios e o entendimento da fala. As cinco funcionárias da equipe também receberam o equipamento de seguranças adaptado.

As máscaras são um dos principais equipamentos de segurança durante a pandemia do coronavírus, principalmente aos profissionais da saúde. O uso dela tornou-se também obrigatório em espaços públicos e privados por todos. As funcionárias produziram máscaras caseiras por não trabalharem diretamente com pacientes com suspeitas de coronavírus e serão higienizadas diariamente. Para profissionais da saúde que trabalham na linha de frente de combate a pandemia, o uso obrigatório continua dos equipamentos descartáveis validados pela Vigilância Sanitária.

Prefeitura de Maringá