CORONAVÍRUS

Uso de máscaras passa a ser obrigatório em Maringá, saiba como fazer a sua

Uso de máscaras passa a ser obrigatório em Maringá, saiba como fazer a sua
A produção das máscaras caseiras para comunidade em geral é rápida e simples. - Foto: Freepik
O uso de máscaras para proteção tem se tornado cada vez mais comum nas cidades brasileiras. Com o início da pandemia de COVID-19 o acessório esgotou rapidamentes das prateleiras e com o novo decreto 566/2020 determinando o uso obrigatório de máscaras pela população, confeccionar a própria máscara pode ser uma alternativa para economizar e não depender da disponibilidade em comércios.

Com a escassez do EPI, o Ministério da Saúde recomendou a confecção de máscaras caseiras. Esses equipamentos podem ser usados pela comunidade quando houver necessidade de ir ao mercado, farmácia ou em busca de outro serviço essencial. Para profissionais da saúde em exercício, o uso obrigatório continua dos equipamentos descartáveis validados pela Vigilância Sanitária.

A produção das máscaras caseiras para comunidade em geral é rápida e simples. Os materiais podem ser feitos em tecido de algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos. É importante que o tamanho cubra nariz e boca, sem deixar os espaços nas laterais, e que os tecidos sejam higienizados corretamente. O uso deve ser sempre individual.

Segundo o Ministério da Saúde, a máscara deve ser usada até ficar úmida e o ideal é que cada pessoa tenha no mínimo duas máscaras de pano. Deve ser usada sempre que for sair de casa. Leve uma reserva com você, caso precise trocar. Ao retornar, a máscara deve ser lavada com água sanitária e colocada de molho por 30 minutos.

Dicas de uso

- Antes de colocar a máscara, lave bem as mãos;

- A máscara deve cobrir o nariz e a boca;

- Troque a máscara a cada duas horas;

- Não encoste nem tire a máscara para falar durante o uso;

- Use as tiras para retirá-la sem tocar na parte da frente;

SERVIÇO – A prefeitura de Maringá produziu um vídeo explicando como a máscara caseira pode ser feita, basta acessar o link https://bit.ly/3bmkZ9G

Prefeitura de Maringá