ENSINO SUPERIOR

Cursos EAD da UEM iniciam aulas a partir de 6 de abril

Cursos EAD da UEM iniciam aulas a partir de 6 de abril
Apenas atividades remotas serão realizadas. - Foto: Divulgação UEM
Na próxima segunda-feira, dia 6 de abril, terão início as aulas dos cursos da Universidade Estadual de Maringá que integram o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e são ofertados na modalidade a distância. Administração Pública, Ciências Biológicas, Física, História, Letras, Pedagogia e Tecnologia em Gestão Pública são os cursos ofertados, atualmente, pela UEM pelo sistema UAB.

Josimayre Novelli, diretora do Núcleo de Educação a Distância (Nead) da UEM, explica que a decisão de manter a programação de aulas foi tomada a partir de várias considerações. Os cursos são custeados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e os prestadores de serviço são terceirizados, com contratos firmados com tempo pré-determinado, sem possibilidade de suspensão dos serviços. ”Além disso há um prazo de realização dos cursos de graduação na parceria firmada entre UEM e UAB”, diz a diretora.

Apenas as ações remotas estão liberadas, segundo informa Josimayre Novell. “As atividades que, normalmente, seriam presenciais como as avaliações, por exemplo, ocorrerão virtualmente enquanto estiver em vigência o decreto governamental que suspendeu as atividades e aulas presenciais em razão da pandemia provocada pelo coronavírus”, reforça .

Neste período, coordenadores de curso e de polo, assim como os tutores presenciais e a distância atenderão os acadêmicos em sistema de trabalho remoto, a partir de seus lares, via instrumentos como smartphones, tabletes, notebooks e computadores pela Plataforma Moodle.

O atendimento no Nead também se dará de forma remota pela direção, coordenação UAB, coordenadores de curso e de polo, tutores presenciais e a distância, equipe multidisciplinar e pedagógica, setor de mídias, setor de tecnologia da informação e comunicação, além dos secretários dos cursos e demais prestadores de serviços.

Josimayre Novelli destaca que o Nead interrompeu as atividades presenciais seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde e as decisões determinadas pelos decretos nº 4.230 e nº 4.258 DE 20202 do Governo do Paraná, pela Nota e Deliberação do Conselho Estadual de Educação do Paraná (nº 01/2020) e pela Portaria nº 122/2020 do Gabinete da Reitoria da UEM.

Contudo, as ações desempenhadas pelo Núcleo continuaram com algumas adaptações, segundo a professora. “Docentes têm gravado as videoaulas das disciplinas que ministrarão no primeiro semestre e elaborado guias didáticos, atividades on-line e avaliações. Tudo remotamente, a partir de suas casas”, diz.

“Do mesmo modo os coordenadores de curso e de polo, equipe pedagógica e multidisciplinar, prestadores de serviço, secretários dos cursos, tutores a distância e presenciais, bem como direção e coordenação UAB têm realizado as tarefas em sistema home office”, explica a diretora.

Universidade Estadual de Maringá