CORONAVÍRUS

Plantão psicológico atende mais de 380 pessoas em 5 dias

Plantão psicológico atende mais de 380 pessoas em 5 dias
A faixa etária com mais índice de procura está entre 50 e 70 anos. - Foto: Divulgaçã
O plantão de acolhimento psicológico, da Prefeitura de Maringá, atendeu 387 pessoas em cinco dias de funcionamento. Estresse provocado pela situação de isolamento social recomendado como prevenção ao coronavírus, dificuldade de adaptar-se a nova rotina e medo de contágio estão entre os relatos mais recorrentes.“O nosso recado para quem está passando dificuldade nesse momento é: você está isolado, mas não está sozinho”, afirma a coordenadora de Saúde Mental, Heloísa Cella.

As mulheres correspondem a 75% das ligações, enquanto homens, 25%. As idades variaram entre 17 e 86 anos. A faixa etária com mais índice de procura está entre 50 e 70 anos. Das 387 pessoas atendidas, 75 afirmaram morar sozinhas. O plantão de acolhimento psicológico iniciou dia 24 de março e segue sem prazo para ser interrompido.

A iniciativa estabelece canal de comunicação entre profissionais da área de psicologia com pessoas dificuldades para enfrentar o distanciamento social exigido pela pandemia. Equipe de psicólogos da Secretaria de Saúde ficam disponíveis para atendimento, pelo telefone (44)3309-4700, das 7 da manhã à 1 da madrugada.

Prefeitura de Maringá