DENGUE

Mutirão de limpeza será realizado na Zona Sul de Maringá

Mutirão de limpeza será realizado na Zona Sul de Maringá
Além disso, agentes de controle das dengues farão vistorias em residências. - Foto: Aldemir de Moraes/PMM
Os arrastões de limpeza em combate à dengue seguem sendo realizados pela Zona Sul de Maringá. Neste sábado (8), mais uma limpeza e retirada de bens inservíveis ocorre com concentração de máquinas, caminhões e servidores na rua Tulipa, em frente ao Parque do Japão, a partir das 07h30. Além disso, agentes de controle das dengues farão vistorias em residências.

A estratégia do ′arrastão′ muda em relação ao modelo aplicado no último final de semana em bairros da Zona Norte, quando máquinas e caminhões percorreram ruas e avenidas retirando materiais. Na Zona Sul, caçambas serão posicionadas em pontos fixos e cidadão deve levar descartáveis até esses locais. Casos excepcionais serão atendidos no local relatado pelo cidadão. O descarte já pode ser feito a partir das 15h30 de sexta-feira (7), quando as caçambas já estarão instaladas.

“Toda a estrutura de máquinas e caminhões estará à disposição, mas vamos atuar em situações específicas, em locais com descarte já concentrados, como fundos de vale. Atendemos também problemas pontuais, a partir do relato de morador no ponto fixo de recolhimento”, afirma a diretora executiva da Secretaria de Serviços Urbanos, Ligia Guedes.

A mudança se justifica por várias razões, a começar pela dificuldade de movimentar caminhões e máquinas por ruas estreitas, com veículos estacionados. Riscos de danos em calçadas também foram considerados para adotar nova estratégia. “Importante também que o cidadão se acostume a descartar seus resíduos nos locais adequados”, afirma Maria Lígia.

Permanece o apelo para que não sejam descartados resíduos e bens inservíveis em calçadas, canteiros, praças, fundos de vale e estradas rurais. O mutirão também não vai recolher restos de construção e gesso, que exigem remoção em caçambas contratadas pelo gerador do resíduo, considerando descarte em locais específicos e autorizados. Lâmpadas também não serão coletadas.

A participação mais ativa do cidadão nos bairros onde a ação será realizada é extensiva a pessoas de outras regiões, que podem se voluntariar para ajudar no mutirão. “Todo apoio é muito bem vindo”, afirma Maria Ligia, lembrando que o combate à dengue é um esforço coletivo que envolve toda a cidade. “Estamos em guerra contra o mosquito”, acrescenta.

Prefeitura de Maringá