GERAL

Setran e 4º BPM: intensificação para fiscalizar motocicletas terá início amanhã

De acordo com o secretário dos Transportes, Valdir Pignata, as blitze que vão fiscalizar as motos serão realizadas diariamente nos períodos da manhã e tarde, em pontos estratégicos.

“Vamos trabalhar principalmente naqueles pontos onde há abuso de velocidade.

Iniciaremos fiscalizando as motos, porque são os veículos que mais se envolvem em acidentes”, ressalta.

De acordo com o comandante do 4º BPM, tenente-coronel Devaldir Amadei, de 40 acidentes registrados em apenas um mês em Maringá, 23 tiveram o envolvimento de condutores de motocicletas.

Para realizar o trabalho serão formadas equipes mistas e integradas para promover operações especiais para conter o abuso de atitudes e velocidade dos motociclistas.

Pignata destaca que, neste momento, trabalharão oito agentes de trânsito e oito policiais militares.

“Além do trabalho de conscientização, também serão realizadas autuações.

Observaremos a velocidade, mas também faremos a verificação completa da condição geral das motocicletas”, destaca o secretário.

Outra forma não descartada de coibir abusos e excesso de velocidade – principalmente por parte dos motociclistas – será a utilização sitemática de “bafômetro” em pontos e dias críticos no trânsito, além da potencialização do projeto Salva Vidas.

Ele prevê que os condutores que passam pelos equipamentos de controle acima da velocidade máxima permitida para o local - na maioria dos casos, 60 km/h - serão punidos de acordo com os incisos do artigo 218 do Código de Trânsito Brasileiro.

A multa prevista para esses casos vai de R$ 127,69 mais a perda de cinco pontos na carteira para o motorista que passar de 20% da velocidade máxima permitida para o local (infração grave) até R$ 574,56 mais a perda de sete pontos na CNH e a suspensão do direito de dirigir para velocidade superior a 50% da máxima permitida (infração gravíssima).

De acordo com o secretário municipal dos Transportes, Valdir Pignata, a maioria dessas ações já vinha sendo adotada pela Setran como forma de conter os acidentes, especialmente com motociclistas no perímetro urbano.

“São medidas que receberam aprovação de moradores e lideranças de toda a comunidade e que agora ganham um reforço especial com a parceria do 4º BPM”, diz o secretário.

Informações: 3221-8500 - Setran.
Pmm