AEROPORTO

Obras de ampliação do aeroporto visam aumento de 20% de público em 2020

Obras de ampliação do aeroporto visam aumento de 20% de público em 2020
As obras incluem ampliação da pista e mudanças na praça de alimentação. O investimento é de R$ 81,5 milhões. - Foto: Andye Iore/PMM
O ano de 2019 está repleto de mudanças e melhorias no Aeroporto Regional de Maringá Silvio Name Júnior. Neste domingo (15) será dado início aos voos da Latam entre São Paulo e Maringá e a nova opção ampliará o fluxo de passageiros que teve aumento de 7% esse ano em relação a 2018. A Praça de Alimentação também já atende com novas operações e os investimentos foram de R$ 81,5 milhões. "Tivemos um ano extremamente positivo e preparamos mais melhorias para 2020", anuncia o superintendente do aeroporto, Fernando Rezende.

Ele cita que já começaram obras de ampliação do pátio, da pista e outros pontos. O novo estacionamento para locadoras é finalizado em área de 3,9 mil m². Outras obras estão programadas para começo de 2020 assim que procedimentos burocráticos forem atendidos. Destaque para nova pista que terá 2,3 mil metros de extensão, a maior do estado.

Também está prestes a ser publicado edital para construção da nova sede administrativa. Além do anteprojeto de ampliação do Terminal de Passageiros, que foi entregue na Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) para liberação de recursos. E concessão do Terminal de Carga Aérea Internacional (Teca), restaurando o despacho aduaneiro para cargas aéreas e terrestres. Isso era uma carência econômica da região após fim do Porto Seco no ano passado. A estimativa de Fernando Rezende é que aeroporto maringaense feche 2019 com fluxo de 700 mil passageiros no ano. Ele trabalha para que o crescimento de 7% desse ano seja maior ainda em 2020, em torno de 20%.

A nova Praça de Alimentação opera hoje com restaurante, café, pizzaria, sorveteria e sucos e choperia. Além do mix maior, também tem preços justos. O que era uma reclamação antiga dos usuários, já que antes havia poucas operações e preços caros. Foi contratada empresa de consultoria para implantação de Compliance. Isso para organizar, planejar e analisar procedimentos, objetivando maior eficiência e transparência nos processos administrativos e de gestão.

VOO - O primeiro voo da Latam no dia 15 de dezembro sairá do aeroporto de Guarulhos (SP) às 17h10 e tem previsão de chegar em Maringá às 18h20. Expectativa é atrair mais passageiros da região com preço barato. Sendo equivalente ao preço da passagem de ônibus para São Paulo, mas chegando oito vezes mais rápido. Superintendente Fernando Rezende estará a bordo e verá de dentro da aeronave batismo com água lançada pelo Corpo de Bombeiros após aterrissagem do avião na pista e taxiamento.

Prefeitura de Maringá