VACINAÇÃO

Dia 30 de novembro é Dia D contra o Sarampo em Maringá

Dia 30 de novembro é Dia D contra o Sarampo em Maringá
O público alvo são jovens de 20 a 29 anos. Além da vacina contra o sarampo, outras vacinas estarão sendo disponibilizadas à população. - Foto: Divulgação
A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, participa da campanha nacional contra o sarampo e realiza no sábado (30) o Dia D de Mobilização. Todas as Unidades Básicas de Saúde atenderão das 8 às 17 horas para vacinação de pessoas de 20 a 29 anos. Também serão atualizadas as vacinas de qualquer faixa etária, conforme disponibilidade.

Deve ser apresentada a caderneta de vacinação para avaliação e registro. Quem tiver as doses necessárias para a idade não será revacinado. A campanha nacional para interromper a circulação do sarampo e proteger grupos mais acometidos pela doença no país iniciou no dia 7 de outubro para crianças de 6 meses e menores de 5 anos, e desde o dia 18 de novembro é destinada para os adultos de 20 a 29 anos.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos, particularmente em crianças desnutridas e menores de cinco anos de idade. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após.

VACINAS DISPONÍVEIS – As vacinas disponíveis são a BGC, disponível nas UBSs Iguaçu, Pinheiros, Quebec, Tuiuti e Zona Sul; a vacina Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola) - destinada especificamente para crianças de 6 à 8 meses ou pessoas alérgicas a proteína de leite da vaca - está disponível nas unidades Aclimação, Morangueira, Olímpico, Piatã, Universo e Zona 6. Crianças com mais de 9 meses e não-alérgicos podem se vacinar em qualquer UBS. Por último, a vacina Pólio Oral, reforço de 15 meses e 4 anos, está disponível nas unidades Alvorada III, Cidade Alta, Guaiapó-Requião, Iguaçu, Iguatemi, Mandacaru, Pinheiros, Portal das Torres, Quebec, Tuiuti, Zona 7 e Zona Sul.

SERVIÇO – Para mais informações, contate a Secretaria Municipal de Saúde - Coordenadoria de Imuniobiológicos pelo telefone (44) 3218-3121.

Prefeitura de Maringá