CLIMA

Primavera segue com temperaturas altas e recorrentes chuvas intensas

Primavera segue com temperaturas altas e recorrentes chuvas intensas
As previsões são de que o clima sofra menos alterações quanto mais o verão se aproxima. - Foto: Marcio Naka/PMM
Com início às 04h50 do dia 23 de setembro, a primavera perdura pelos meses de outubro e novembro, finalizando às 01h19 do dia 22 de dezembro de 2019. Segundo dados divulgados pela Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), a primavera paranaense de 2019 segue com temperaturas próximas ou acima da média histórica do estado.

Há um mês desde o início da estação, a diferença entre máximas e mínimas diárias é grande, além de variações intensas de temperatura em curtos períodos de horas ou dias. Tais mudanças ocorrem devido ao rápido deslocamento de frentes frias e tempestades intensas durante a estação.

A Simepar afirma que a ocorrência de chuvas fortes e volumosas, acompanhadas de grande incidência de raios e rajadas de vento fortes - como aconteceu nesta segunda-feira (28) - faz parte da climatologia da estação. Contudo, a previsibilidade desses fenômenos é de apenas horas a alguns dias.

As precipitações de primavera são decorrentes do deslocamento de sistemas frontais (frentes frias ou quentes) e de eventos de curta duração que se desenvolvem no Estado devido à associação das temperaturas altas com a maior quantidade de umidade no ar. Também é comum ao longo da estação a atuação dos Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCMs) que se formam na região do Paraguai e ingressam no Paraná ou se desenvolvem no próprio Estado.

As regiões Oeste, Sudoeste, Norte e Litoral são as que apresentam os maiores valores de temperatura mínima e temperatura máxima da primavera. A estação tem como característica dias progressivamente mais longos e quentes à medida que se aproxima do verão.

Maringá.com