INFRAESTRUTURA

Nova estrutura do Centro de Ação Cultural será inaugurada em dezembro

Nova estrutura do Centro de Ação Cultural será inaugurada em dezembro
Entre as obras e adequações estão o elevador, auditório, climatização, acessibilidade, paredes, entre outras. - Foto: Aldemir de Moraes/PMM
O novo Centro de Ação Cultural (CAC) está na fase final de reforma e a previsão é inaugurá-lo em dezembro. No prédio da antiga Biblioteca Bento Munhoz da Rocha Neto, com 2,2 mil metros quadrados, foram investidos R$ 3,5 milhões. A modernização da estrutura preservou arquitetônicos originais.

O edifício, agora chamado Luty Vicente Kasprowicz, em homenagem ao arquiteto que criou o projeto em 1975, está em processo de tombamento como patrimônio histórico de Maringá. Entre as obras e adequações estão o elevador, auditório, climatização, acessibilidade, paredes, entre outras. Obras otimizam o espaço. Subsolo que não era mais utilizado será sala de ensaios. Com aproximadamente 440 metros quadrados tem uma das laterais espelhadas e divisórias móveis para adequar espaço conforme atividade.

Já o térreo terá a sala de exposições Lukas (homenagem ao falecido quadrinhista Marcos Lukaszewing) e a sala de concerto Joubert de Carvalho com o piano do final do século 19 que foi do compositor e agora é restaurado na Região Metropolitana de Curitiba. Sala tem capacidade aproximada para 80 pessoas, iluminação para espetáculo, poltronas para obesos e acessibilidade. O segundo piso será para artes plásticas e o terceiro piso para música.

Também haverá uma sala exclusiva para a Casa de Cinema com novos cursos a partir de março de 2020. Intenção é fazer um curso ou workshop de audiovisual ao mês. Além de espaços exclusivos para artesanato, entre outras manifestações com atividades gratuitas. Todo o CAC foi pensado em facilitar a acessibilidade, com rampas, elevador, banheiros adaptados, placas em braile, entre outros.

Durante a reforma as atividades do CAC são realizadas na avenida Paraná, 793. Em 2019 foram quase 2 mil alunos a partir dos 6 anos de idade em mais de 65 cursos. Já há exposições e atividades planejadas ainda para esse ano após a inauguração. Iniciativa da gestão Ulisses Maia em formar profissionais e popularizar a cultura, juntamente com diversos eventos gratuitos.

O CAC existe desde 1976. Já o prédio foi inaugurado em novembro de 1975. Foi utilizado como Biblioteca Bento Munhoz da Rocha Neto até ser indicado como patrimônio histórico de Maringá após inauguração do novo CAC.
Prefeitura de Maringá