INAUGURAÇÃO

Maringá Skate Park inaugura neste sábado (1) com evento gratuito

Adriano Bacurau é um dos principais promotores da cultura do skate.

Maringá Skate Park inaugura neste sábado (1) com evento gratuito
O espaço é mais um marco de valorização à cultura dos skatistas de Maringá. - Foto: Aldemir de Moraes/PMM

Nos últimos anos, a reforma da pista de skate na avenida Cerro Azul, a construção de uma nova pista na Praça da Glória e agora a inauguração do Maringá Skate Park, na Vila Olímpica neste sábado às 10 horas, são os principais marcos da cultura do skate em Maringá, que perdura na cidade desde o final da década de 70. “Prefeitura concretiza um sonho para diferentes gerações em Maringá", considera o diretor da Juventude de Maringá, Adriano Bacurau.

PROMOTORES DA CULTURA – De tantas fases do Banks, passando por campeonatos organizados de maneira independente até tirar dinheiro do próprio bolso visando mostrar o skate como atividade esportiva, cultural e social. É um dos tantos profissionais vivendo da cultura de rua hoje na cidade.

Outro dos pioneiros no skate maringaense, Guilherme Ogava, de 57 anos, vê o sonho virando realidade. Ogava considera que os últimos anos foram um marco para os skatistas da cidade. Ele foi um dos primeiros adolescentes a andar de skate na então pista de patinação - hoje chamada de Banks. E seguiu fotografando, filmando e ajudando a construir obstáculos de madeira sem apoio da administração em outras gestões. William "Truta", de 43 anos, foi a personificação do preconceito contra o skate. Lembra que entrava no shopping e seguranças iam atrás. Chegava no Banks para andar de skate, polícia chegava logo em seguida.

Mesmo com todas dificuldades e perseguições, sempre lutou pelo desenvolvimento da cultura de rua na cidade entre décadas de 1990 e 2000. "Enfrentei abaixo-assinado para acabar com Banks, prefeitura com descaso não fazendo manutenção da pista, não recebia autorização para fazer os campeonatos", lembra dos problemas que teve no passado, também tirando dinheiro do bolso para arrumar a pista no Banks.

FASES – Praça Pedro Álvares Cabral, na Zona 2, tem 677 m² e foi projetada pelo arquiteto Luty Vicente Kasprowicz. Banks já teve half pipe, mini ramp e diversos obstáculos e pisos. Quase sempre por iniciativa dos skatistas que passavam dias serrando, martelando, cimentando e pintando. O Maringá Skate Park tem 1.093,30 m², obstáculos na categoria street e faz jus à cultura hip hop que tem relevantes representantes no RAP, grafiti, dança e street wear em Maringá.

SERVIÇO – Confira as atrações da inauguração acessando Maringá Skate Park.

Prefeitura de Maringá