HABILITAÇÃO

Nova regra para obter CNH retira a obrigatoriedade das aulas em simulador

Nova regra para obter CNH retira a obrigatoriedade das aulas em simulador
A mudança partiu de um projeto de lei desenvolvido em junho deste ano, mas que entra em vigor a partir do dia 10 de setembro. - Foto: Zanone Fraissat/Folhapress
A nova regra para a retirada da CNH no Paraná - que entra em vigor a partir do dia 10 de setembro - determina que o uso de equipamentos de simulação, antes obrigatório, será facultativo.

Desde julho de 2016 o uso de simuladores para a primeira habilitação se tornou obrigatório no estado por decisão do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), mas a partir de um projeto de lei desenvolvido em junho deste ano, foi feita a mudança na regra, tornando facultativo o uso de simuladores.

Em entrevista concedida à CBN Maringá, Valdirclei Rasimaviko Rejani - vice-presidente da Acencon (Associação dos Centros de Formação de Condutores) - diz que proprietários de autoescolas maringaenses têm esperança da continuidade da obrigatoriedade, e destaca a importância do simulador para o aprendizado prático da condução.

“Quando o candidato chega para fazer o simulador, ele vai aprender todos os comandos do veículo, questão de sinalização, pedais, marchas e redução. Quando o aluno chega para fazer as aulas de direção, ele chega mais tranquilo, porque aquele primeiro impacto com os comandos do veículo ele já teve na simulação.” afirma.

Segundo o Contran, sem o uso obrigatório dos equipamentos, conquistar a primeira habilitação pode ficar mais barato e menos burocrático, além de diminuir a carga horária das aulas.
Maringá.com