SAÚDE

Bolsa Família: prazo para avaliação da saúde termina no dia 15

A Secretaria da Saúde de Maringá estabeleceu o dia 15, como o prazo final para os beneficiários do Programa Bolsa Família fazerem a avaliação da saúde.

Os testes, entre eles medir altura e verificar peso, devem ser feitos nas unidades básicas mais próximas das residências.

Os beneficiários devem fazer a avaliação periodicamente.

Nas visitas aos postos, as famílias precisam levar o cartão de identificação do Programa.

Se deixar de cumprir as exigências nas áreas de Educação, Saúde, e de manter o cadastro atualizado na Secretaria de Assistência Social, a família pode perder o benefício instituído pelo Programa.

De acordo com a enfermeira Suely Aparecida Faker de Araújo, da Secretaria da Saúde de Maringá, até o momento somente 34,52% das famílias compareceram aos postos para avaliar as condições de saúde.

Dos 5.269 inscritos, apenas 1.819 regularizaram a situação.

O secretário da Saúde de Maringá, Antônio Carlos Nardi, alerta os beneficiários sobre a importância de cumprir as obrigações do Programa.

“As famílias devem comparecer aos postos o quanto antes.

Assim, terão garantido a permanência no Bolsa Família”, frisa.

Além da avaliação das condições da saúde, as crianças que fazem parte do Programa devem estar presentes em pelo menos 85% das aulas.

Segundo o coordenador geral de Gestão de Condicionalidade do Bolsa Família, Cleiton Domingues de Moura, essa presença na escola é necessária para que a família receba o dinheiro do programa.

Caso a mesma criança tenha problemas de freqüência escolar por três vezes seguidas, o benefício pode ser cancelado.

“O Bolsa Família quer garantir que as crianças freqüentem a escola e tenham um bom desempenho. Assim, no futuro, será mais fácil incluir essas pessoas no mercado de trabalho e ainda melhorar as condições de vida da família”, afirma Moura.

Avaliação da Saúde dos beneficiários do Programa Bolsa Família.

Mais informações com Suely de Araújo, pelo telefone 44 3218-3178

Pmm