SEGURANÇA

Guarda Municipal organizará ações conjuntas em combate ao cerol

Guarda Municipal organizará ações conjuntas em combate ao cerol
A Guarda Municipal realiza reunião nesta quinta-feira, 1º, para organizar ações conjuntas de combate ao uso de linhas com cerol (mistura de cola com vidro) na recreação com pipas. Conselhos tutelares, secretarias municipais e as polícias Civil e Militar participam do evento.

“O objetivo não é multar e proibir a diversão dos praticantes, mas evitar acidentes e preservar a vida”, salienta o subcomandante da Guarda Municipal, Ricardo de Farias. “Nos últimos 15 dias recebemos 20 denúncias (as primeiras do ano) e sabemos das consequências que o cerol pode oferecer como lesões graves e até mesmos fatais”, explica.

Uma ação que tem por objetivo “derrubar” outras pipas pode terminar em tragédias envolvendo não apenas praticantes, mas também pedestres, motociclistas, ciclistas e até mesmo pássaros. Além do cerol, outro perigo é a linha chilena, mistura de componentes de alumínio e quartzo, com aumento considerável de corte.

De acordo com a lei municipal 6046/2003, o uso de cerol tem como penalidade multa de R$ 100 ao infrator, se pessoa física, aplicada em dobro em reincidência. Será imposta aos pais e responsáveis nos casos de praticantes crianças e adolescentes. Já a comercialização de cerol, quando se tratar de pessoa jurídica, sujeita o estabelecimento à multa de R$ 500, aplicada em dobro a cada nova reincidência, suspensão e até cassação do alvará de funcionamento.

Saiba mais

Reunião acontece a partir das 11 horas na sede da Guarda Municipal (Rua Fernão Dias, 688, esquina com a Rua José Alencar)

Prefeitura de Maringá