UNICESUMAR

Programa para o Tratamento da Obesidade está com as inscrições abertas

Programa para o Tratamento da Obesidade está com as inscrições abertas
Projeto é oferecido para diversas idades e recebe inscrição até o final de julho
Mudar a alimentação e sair do sedentarismo não é uma tarefa fácil. Para auxiliar a comunidade que busca por uma vida mais saudável, o Laboratório Interdisciplinar de Intervenção em Promoção da Saúde vai promover mais uma edição do Programa para o Tratamento de Obesidade. Os interessados devem fazer a inscrição até o dia 31 de julho pelo telefone (44) 3027-6360 ramal 3479 ou pelos e-mails liipsunicesumar@gmail.com e grupodestudos@unicesumar.edu.br.

O programa é gratuito e tem como objetivo promover a saúde e proporcionar a melhoria dos parâmetros biopsicossociais dos participantes. As atividades estão previstas para começar na primeira semana de agosto e serão disponibilizados grupos divididos por faixas etárias: crianças e adolescentes, 40 a 59 anos e idade igual ou superior a 60 anos. As vagas são limitadas e tem prioridade na inscrição pessoas que já apresentam patologias associadas à obesidade, como por exemplo: diabetes mellitus tipo II, hipertensão arterial sistêmica, dislipidemias, dentre outras.

Além disso, pessoas com a prescrição médica (receita médica) com indicativo de tratamento da obesidade por meio da prática de exercícios físicos, reeducação alimentar e mudanças comportamentais e quem está em vulnerabilidade social também terão prioridade.

O coordenador do programa, Braulio Henrique Magnani Branco, informa que o tratamento é direcionado às pessoas que residem em Maringá ou região metropolitana. “São 12 semanas de atividades e nesse tempo os participantes passam por acompanhamento de profissionais de educação física, psicologia, nutrição, fisioterapia, medicina e biomedicina”.

Na hora da inscrição é preciso informar o nome completo; idade; peso corporal; estatura; onde reside; telefone fixo e celular; nível de escolaridade; se apresenta alguma patologia (fora a obesidade); limitações osteomioarticulares; se usa medicamentos de uso controlado e se tem disponibilidade para participar do projeto três vezes por semana. Para os inscritos no grupo de 7 até 17 anos, é necessário informar a instituição de ensino que a criança ou adolescente está matriculado.

Durante as 12 semanas de tratamento, os participantes recebem orientações e informações sobre como manter hábitos saudáveis para toda a vida. O projeto integra o Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde, coordenado pela prof. Dra. Sônia Bertolini e o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, coordenado pela prof. Dra. Solange Lopes.

Unicesumar