REFORMA

Obra restaura e moderniza prédio de valor histórico para Maringá

Obra restaura e moderniza prédio de valor histórico para Maringá
Com mais de 60% das obras já executadas, o Centro de Ação Cultural (CAC), mais conhecido como o prédio da biblioteca central, será entregue no segundo semestre, depois de ampla reforma, o que inclui restauração e modernização de suas instalações. O município investe R$ 3,2 milhões na obra. As atividades do CAC estão concentradas em local provisório, na avenida Paraná.

A reforma do prédio inclui climatização, instalação de elevador e plataforma para portadores de necessidades especiais. O subsolo que estava em desuso, será espaço para oficinas de dança e teatro. O primeiro pavimento destinado a exposições e auditórios. O segundo para artes plásticas e o terceiro, à música.

A revitalização manterá as principais características de fachada do projeto do arquiteto Luty Vicente Kasprowicz. Inaugurado em 30 de novembro de 1975, o prédio abrigou por décadas a Biblioteca Municipal Professor Bento Munhoz da Rocha Neto e também a Secretaria de Educação e de Cultura. O prédio é tombado como patrimônio histórico no município.

“A deterioração do prédio exigia imediata intervenção não apenas para preservá-lo como estrutura física, mas principalmente como referência histórica. Não por caso o prédio foi tombado e integra o patrimônio material do município como obra de arquitetura diferenciada”, afirma o secretário de Cultura, Miguel Fernando.

Prefeitura de Maringá