MEIO AMBIENTE

SEMA e UEM promovem mostra científica no Parque do Ingá

SEMA e UEM promovem mostra científica no Parque do Ingá
Maquetes lúdicas, amostras microscópicas e aquários são uma das atrações do Parque do Ingá na sexta, 22, para comemorar o Dia Mundial da Água. A mostra científica é uma parceria da Secretaria de Meio Ambiente e Bem Estar Animal (Sema) com o projeto SOS Riachos da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

O objetivo é sensibilizar os alunos das escolas municipais e estaduais sobre a importância de nascentes e córregos que fornecem água para rios e posteriormente abastecerão as cidades. O evento será conduzido por acadêmicos, coordenado pelo mestre em Ciências Ambientais, Matheus Ratz Scoarize.

A atividade contará com amostras microscópicas de algas, animais conservados em formol como escorpiões, moluscos, peixes, anfíbios, cobras e insetos aquáticos, além de um aquário com fauna e flora aquática, e animais taxidermizados. A mostra ainda terá maquete lúdica com representações de riachos e poluição de resíduos sólidos, cartazes informativos e ilustrativos que tratam do descarte correto de resíduos sólidos.

Dia da Água

Estudos apontam que 20% da população mundial não tem acesso à água limpa. Segundo a Unicef, cerca de 1,4 mil crianças menores de cinco anos de idade morrem todos os dias em decorrência da falta de água potável, saneamento básico e higiene. O Dia Mundial da Água foi instituído no dia 22 de março de 1992 pela ONU e é um esforço da comunidade internacional para colocar em pauta questões essenciais que envolvem os recursos hídricos.

Saiba mais

O evento será realizado, entre as 13h30 e 17 horas, em frente à lanchonete e área de entrada para os pedalinhos (Em caso de chuva a atividade será cancelada).

Prefeitura de Maringá