CIDADE

Nomeado o novo Arcebispo de Maringá

O papa João Paulo II nomeou hoje o novo arcebispo metropolitano de Maringá. O novo arcebispo é Anuar Battisti, bispo de Toledo desde 15 de abril de 1998.

Nomeado o novo Arcebispo de Maringá

Ele substitui a dom João Braz de Aviz, que deixou Maringá ao ser nomeado arcebispo de Brasília. Ele será o quarto arcebispo da arquidiocese de Maringá. Os outros foram dom Jaime Luiz Coelho, o primeiro, e dom Murilo Krieger, o segundo. Dom Jaime continua na cidade e dom Murilo é arcebispo de Florianópolis.

O novo arcebispo de Maringá, dom Anuar Battisti, nasceu em 19 de fevereiro de 1953 em Lageado (RS). Está na função desde 15 de abril, recebeu ordenação episcopal em 20 de junho de 1998, em Toledo, e a ordenação presbiterial em 12 de agosto de 198, em Tupãssi (PR).

Seu lema é “Caminhai no Senhor” (Cl 2,6) e é presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) desde 2003.
Antes do episcopado ele foi pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Vila Nova; diretor espiritual do Seminário Maria Mãe da Igreja de Toledo; reitor da Comunidade dos Seminaristas Maiores da Província de Cascavel; Presidente da Osib; presidente da Oslam (Organizações dos Seminários Latinoamericanos); secretário executivo do Celam no Devym; pároco da Paróquia São Pedro e São Paulo, Toledo; e administrador diocesano de Toledo.

Dom Anuar Battisti cursou Teologia (Studium Teológico de Curitiba (1977-1980); Faculdade Nossa Senhora da Assunção, São Paulo-SP), Filosofia (Seminário Rainha dos Apóstolos, Curitiba; PUC (1974-1976), Ensino médio (Seminário São José de Curitiba (1970-1973), e Ensino fundamental e básico (Seminário São José de Toledo (1964-1970); Seminário São José de Cascavel).

Maringá News