MEIO AMBIENTE

Bem-Estar Animal esclarece dúvidas sobre castração

Bem-Estar Animal esclarece dúvidas sobre castração
Segundo a Diretoria de Bem-Estar Animal, da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), muitas pessoas ainda continuam com dúvidas sobre como funciona o processo de castração oferecido pela Prefeitura de Maringá. “A comunidade precisa entender que as castrações são, exclusivamente, para animais de rua, independente da raça, vítimas de abandono ou maus tratos′, disse o diretor de Proteção e Bem Estar Animal, Marco Antônio Lopes de Azevedo.

Animais adotados em feiras de adoção do município também tem direito a castração, mas é preciso que o adotador apresente o termo de adoção. Famílias em situação de vulnerabilidade social, cadastradas em programas de auxílio do Governo, também podem solicitar o serviço de castração.

De agosto do ano passado até o mês de outubro deste ano, a prefeitura já realizou 6.418 castrações de cães e gatos, sendo 3.745 pela DPBEA da Sema e 2.673 pela Secretaria de Saúde. A licitação com 5,5 mil castrações segue em andamento e deve ser finalizada nos próximos dias. A castração prioriza animais ruas, incluindo aqueles recolhidos por associações e protetores independentes. Os procedimentos são realizados com recursos municipais, por oito clínicas cadastradas.

Em junho deste ano, a van de Emergência Animal da Sema iniciou o atendimento de cães e gatos vítimas de acidentes de trânsito, e animais com algum tipo de doença que comprometam a mobilidade e saúde. Até outubro deste ano, já foram atendidos 99 animais, realizados 151 exames laboratoriais e radiográficos, e 25 procedimentos cirúrgicos. O serviço de emergência animal é realizado de segunda a sexta, das 8 às 17 horas. O telefone é o 44-3901-1885.

A Diretoria de Proteção e Bem-Estar Animal foi inaugurada no dia 25 de maio do ano passado, com o objetivo de promover ações de proteção aos animais domésticos, coibir maus-tratos aos animais, estimulando a posse responsável, entre outras.

Saiba mais

Diretoria de Bem-Estar Animal - SEMA

Avenida Laguna, 668.

Telefone: 3901-1885