CULTURA

Exposição retrata plano urbanístico do ′Maringá Velho′

Exposição retrata plano urbanístico do ′Maringá Velho′
Projeto da Prefeitura Municipal de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura (Semuc), juntamente com a Gerência de Patrimônio Histórico, retrata mais de 90 documentos expostos em quadros, elementos de esclarecimentos e identificações do denominado ′Maringá Velho′. A especialidade da área urbana embrionária fez com que fosse organizada a exposição intitulada "Uma luz sobre o Maringá Velho", onde fotografias históricas ajudam a contar um pouco da trajetória desse trecho urbano primitivo da cidade.

A exposição segue até o dia 12 de dezembro, das 8h às 17 horas, no Museu de Arte e História Helénton Borba Cortez, do Teatro Callil Haddad (Av. Luís Teixeira Mendes, 2500). Palco de acontecimentos e instituições seminais, o Maringá Velho teve que necessariamente ser encaixado no plano urbanístico de 1945, elaborado pelos engenheiros Cássio Vidigal, Gastão de Mesquita Filho e Jorge de Macedo Vieira.

Inaugurado em 10 de novembro de 1942, o Patrimônio Maringá, posteriormente denominado Maringá Velho, foi a primeira experiência urbana na história do município. Formado por oito quadras, o projeto urbanístico é de autoria do engenheiro Aristides de Souza Mello, diretor técnico da Companhia de Terras Norte do Paraná (CTNP).

SAIBA MAIS

Gerência de Patrimônio Histórico

44 3218-6100