CIDADE VERDE

Maringá conta com 120 mil árvores; data simbólica é celebrada nesta sexta-feira (21)

Maringá conta com 120 mil árvores; data simbólica é celebrada nesta sexta-feira (21)
Nesta sexta, 21 de setembro será celebrado em todo Brasil o Dia da Árvore. Em Maringá, a estimativa de árvores existentes nas ruas, praças e avenidas é de 120 mil. Dessas, 2,3 mil mudas foram plantadas entre janeiro até hoje, 20. Elas (árvores) estão por toda parte e são formadas por diversas espécies como: Sibipiruna, Tipuana, Ipê Amarelo, Oiti, entre outras.

A avenida Brasil, por exemplo, uma das principais da cidade, possui o corredor de Ipês Roxos. Também na região central, as avenidas Duque de Caxias e Herval contam com as Tamareiras no canteiro. Já a avenida XV de Novembro é marcada pelas Palmeiras-Imperiais. Não por acaso Maringá é chamada carinhosamente de “Cidade Verde”.

Neste ano, a prefeitura também já replantou mais de mil mudas de alecrim, ipê-branco, aldrago, pau-brasil e outras espécies no perímetro urbano do município. A reposição de árvores já obedece o Plano Municipal de Arborização Urbana, em fase de elaboração mas que já definiu 60% da área urbana para melhores espécies. As mudas são oriundas do Viveiro Municipal, onde são cultivadas dezenas de espécies de árvores e folhagens.

Porém, tudo tem suas demandas desafiadoras. Existem mais de 12 mil protocolos registrados na Ouvidoria do Município (156) para corte de árvores. Desses, 4 mil protocolos já estão com parecer técnico para remoção. De acordo com a Gerência de Arborização da Secretaria de Serviços Públicos (Semusp), 70% são condenadas por doença ou por danos causados em suas raízes.

“Muitas vezes as pessoas não respeitam o padrão da calçada ecológica e o cimento é colocado até o tronco da árvore. O sistema radicular fica comprometido e a árvore é condenada por falta de água”, disse o engenheiro agrônomo da Semusp, Ricardo Sordi Alves.

O pedido de remoção de árvore deve ser feito pela Ouvidoria do Município, pelo telefone 156. O protocolo é efetivado e encaminhado para o setor de Arborização da Semusp. A análise é realizada pelos engenheiros agrônomo e florestal. Os profissionais levam em consideração a existência de lesões graves no tronco, raiz e copa.

Segundo relatórios da Ouvidoria, entre os dias 1º e 19 desse mês foram registrados 414 pedidos para serviços de arborização. Em agosto, foram 696 protocolos. Entre os serviços, os mais solicitados são: remoção ou poda de árvores, destoca de raiz e recolhimento de galhos.

PLANO

O Plano de Arborização é elaborado por secretarias municipais, representantes de outras instituições públicas, entidades representativas de classe, organizações não-governamentais e instituições de ensino superior. O prazo que findaria neste ano, foi prorrogado para março de 2019, com a anuência do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Maringá (Comdema).