SAÚDE

Central de Regulação agiliza liberação de consultas e exames

Central de Regulação agiliza liberação de consultas e exames
A Secretaria Municipal de Saúde já ofertou de janeiro a julho deste ano mais de 68 mil consultas e exames pelas regionais. Em 2017, foram direcionados mais de 47 mil procedimentos. A diferença se justifica a redução das filas de espera por intervenções em diversas especialidades, motivadas pela implantação da Central de Regulação de Consultas e Exames Especializados. Estruturada na secretaria (avenida Prudente de Morais, 885), a central conta com o trabalho de 40 servidores, que gerenciam o levantamento imediato das filas e exames.

Para apressar a solução de problemas, que em alguns casos se arrastavam há anos, a Secretaria de Saúde realizou em 2017 mutirões de exames, consultas e cirurgias, como os casos do ultrassom, neurologia, dermatologia, endocrinologia, neurologia infantil, oncologia, pediatria, otorrinolaringologia, psiquiatria, entre outros. “O que antes durava dias, meses e até mesmo anos, hoje funciona em questão de segundos”, afirma o secretário de Saúde, Jair Biatto.

Com sistema completamente online (dashboard), a central trabalha acompanhando o atendimento à real necessidade do usuário, com informações e definição de fluxos adequados. Por meio de um painel de gerenciamento atualizado a cada 15 minutos, a equipe acompanha todas solicitações de consultas, consultas encaminhadas, consultas atendidas, número de consultas realizadas e a quantidade de pacientes que não compareceram na data agendada. O objetivo é garantir agilidade em todos os procedimentos médicos e facilitar o controle.

Tudo começa pelo atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS). Depois de receber o diagnóstico pelo médico da família ou pelo clínico geral, o paciente aguarda a emissão da guia de consulta/exame. Na sequência, a central recebe a solicitação no sistema gestor e o procedimento é liberado conforme prioridade observada pelo médico (baixa, média ou alta). Após liberação, a UBS faz contato telefônico com o usuário para que retire a guia 15 dias antes do agendamento. A forma online de trabalho é para minimizar o absenteísmo ambulatorial (o não comparecimento do paciente a um procedimento previamente agendado, sem nenhuma notificação).

Confira as especialidades existentes nas regionais:

Regional Iguaçu: reumatologista, dermatologista, ortopedista e psiquiatria;

Regional Quebec: endocrinologista, dermatologista, ortopedista e psiquiatria;

Regional Zona Sul: endocrinologista, dermatologista, urologista, ortopedista e psiquiatria;

Regional Tuiuti: endocrinologista, dermatologista e ortopedista;
Regional Zona 7: endocrinologista, dermatologista, reumatologista, nefrologista, neurologista, cardiologista e hematologista (todas especialidades de usuário infantil);

Regional Pinheiros: endocrinologia, dermatologista, urologista, ortopedista, neurologista e psiquiatria;

UBS Aclimação: pneumologista especialista em asma e alergologia;

UBS Zona 6: dermatologista;

UBS Zona Norte: cardiologista e endocrinologista;

UBS Morangueira: psiquiatria;

Hospital Municipal: neurologista, neurologista infantil, ortopedia, ortopedia infantil, urologista, vascular, dermatologista, pneumologista e pequenas cirurgias, ambulatório de endoscopia e colonoscopia;

Saiba Mais

Secretaria de Saúde

Central de Regulação

(44)3218-3194