SAÚDE

Semana promove ações para estimular aleitamento materno

Semana promove ações para estimular aleitamento materno
“Amamentação: alicerce da vida” é o lema da 23ª Semana Maringaense da Amamentação, organizada pelo Comitê de Aleitamento Materno, com apoio da Prefeitura de Maringá. As ações, de 1 a 3 de agosto, têm como objetivo dar visibilidade ao tema, atingindo tanto os profissionais da saúde quanto a comunidade em geral.

A programação começa nesta quarta, 1, com curso de manejo clínico de amamentação para servidores da saúde que trabalham com mães e gestantes. O curso segue até a quinta, 2, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, no auditório do hospital Santa Casa (rua Santos Dumont, 555, Vila Operária). São 140 vagas e as inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo telefone do Cecaps (3218-3100).

Na sexta, 3, será realizado o café com leite materno, das 9 às 11 horas, no salão da Obra do Berço (avenida Carlos Correia Borges, 325, Zona 5). O evento será aberto às mães, gestantes, profissionais e acadêmicos da saúde. Ainda na sexta, 3, das 14 às 18 horas, haverá palestra sobre o tema deste ano, enfatizando a amamentação como base da vida, com a palestrante Lilian Córdova. O evento será no auditório do hospital Santa Casa para servidores da saúde.

A presidente do Comitê de Aleitamento Materno, Eliane Pereira Cismer, reforça que o leite materno é o alimento mais completo que existe e, por isso, é essencial que o bebê seja alimentado por ele. “O leite contém várias vitaminas, sais mineras, anticorpos e temperatura certa, sem contar que está disponível a qualquer momento, de forma gratuita”, explica.

Banco de leite

Integrado ao Hospital Universitário, o banco de leite faz o trabalho de coleta, armazenamento e encaminhamento do leite para bebês necessitados, principalmente os que estão em situação de risco. Muitas mães, com dificuldades de amamentar, também recebem auxilio.

Para a mãe que quiser doar leite, basta entrar em contato com o banco de leite (3011-9174). São oferecidos equipamentos de coleta e armazenamento, além de orientações de como retirar o leite e guardá-lo corretamente. Uma vez por semana é feito o recolhimento na casa da doadora.

Atualmente, existem 250 doadoras por mês, gerando recolhimento mensal de 250 a 300 litros de leite materno. Esse leite atende cerca de 180 crianças prematuras, internadas na UTI de hospitais.