CULTURA

Secretaria orienta artistas para o Prêmio Aniceto Matti

Secretaria orienta artistas para o Prêmio Aniceto Matti
A Secretaria de Cultura (Semuc) promove nos dias 27 e 28 de junho formação técnica de orientação para o Prêmio Aniceto Matti. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo https://goo.gl/forms/Zh9OWkOJ7AlUk5Bv2. Produtores culturais e artistas poderão sanar dúvidas sobre organização dos projetos e ter esclarecimentos acerca do regulamento do edital.

A formação será realizada das 19 às 22 horas no Auditório Hélio Moreira (Paço Municipal) tendo como facilitador o gerente de Patrimônio Histórico, Edson Luiz Pereira, com experiência em diversos projetos contemplados com a Lei Rouanet. Os interessados deverão escolher um dos dois dias da formação (27 ou 28 de junho).

O edital tem valor máximo de R$ 2 milhões e contemplará 49 projetos do Patrimônio Cultural, Artes Populares, Artes Visuais, Artes Cênicas, Literatura e Leitura, Música, Audiovisual e Culturais Iniciantes. As inscrições estão abertas e prosseguem até as 17 horas do dia 3 de agosto. Podem participar do edital pessoas físicas ou jurídicas domiciliadas ou com CNPJ inscrito em Maringá, há no mínimo dois anos.

Seguem alguns exemplos das respectivas áreas artísticas contempladas no edital: (Arte Visual) fotografias, esculturas, cerâmicas, artes gráficas, pintura, desenho e grafite; (Arte Cênica) teatro, performances, circo, dança, ópera, mímica, teatro de bonecos e animação; (Literatura e Leitura) conto, crônica, novela, romance, lenda, dramaturgia, cordel, poema livre, haicai, soneto e trova.

Demais áreas artísticas: (Música) música erudita ou popular, fomento ao canto coral, festivais e oficinas em todos os gêneros musicais; (Audiovisual) ação e produção cultural que envolva cinema nos gêneros de ficção, documentário, animação, e afins; (Projetos culturais iniciantes) toda e qualquer ação e produção cultural, em qualquer uma das áreas do edital, proposta por artistas iniciantes, sem histórico de atuação artística profissional.

Aniceto Matti

O Prêmio homenageia o autor da música do Hino à Maringá que nasceu na cidade de Piacenza - Itália em 09 de Janeiro de 1920, vindo para Maringá em 1953, procedente de Buenos Aires (Argentina). Professor de música, com passagens em diversas instituições culturais da Cidade Canção, faleceu em 14 de dezembro de 2000, consagrando-se como um dos grandes nomes da cultura maringaense.