CULTURA

CAC suspende aulas provisoriamente para reforma a partir de segunda-feira (23)

CAC suspende aulas provisoriamente para reforma a partir de segunda-feira (23)
O Centro de Ação Cultural (CAC) suspenderá a partir da segunda, 23, as atividades em virtude do início da revitalização do prédio. Devido mudança de mobiliário e organização no novo local, o retorno das oficinas acontece no dia 7 de maio, em endereço provisório (Avenida Paraná, n° 793, em frente ao estacionamento do Supermercado Camilo). A previsão é que em até 18 meses as obras do CAC estejam concluídas.

O CAC contará com a reforma geral, climatização do ambiente, instalação de elevador e plataforma para portadores de necessidades especiais, construção de paredes em substituição a divisórias para isolamento acústico, entre outras intervenções. O investimento é de mais de R$ 3,2 milhões. Nesta semana a construtora demoliu os banheiros do foyer e isola o prédio com tapumes.

O subsolo que estava em desuso, será espaço para oficinas de dança e teatro. O primeiro pavimento destinado a exposições e auditórios. O segundo para artes plásticas e o terceiro, à música. A revitalização manterá as principais características de fachada do projeto de Luty Vicente Kasprowicz. Inaugurado em 30 de novembro de 1975, o prédio abrigou por décadas a Biblioteca Municipal Professor Bento Munhoz da Rocha Neto e também a Secretaria de Educação e de Cultura. O prédio é tombado como patrimônio histórico no município.

A coordenadora do CAC, Yáskara Cristina dos Anjos, lembra que a revitalização do prédio é uma grande conquista. “Trabalho há quase 30 anos neste local que sensibiliza as crianças para arte, lembrando que muitos artistas da cidade iniciaram suas atividades por aqui”, enfatiza.

Fundado em maio de 1976, atualmente o CAC conta com mais de mil alunos de Maringá e região. São oferecidas oficinas gratuitas nas áreas de artes visuais, artes cênicas, dança e música. As matrículas são realizadas semestralmente. A previsão da abertura de próximos editais será em junho. Saiba mais pelo telefone 3901-6561 ou 3901-6559 (CAC).