SAÚDE

Vacinação contra gripe se estende até 15 de junho

Vacinação contra gripe se estende até 15 de junho
A campanha de vacinação contra gripe (influenza), que seria finalizada na sexta, 8, será estendida até 15 de junho. O objetivo é atingir cerca de 90% da cobertura até o término da campanha. Das 125.3 mil pessoas que têm direito, cerca de 85,5 mil se vacinaram.

Podem se vacinar pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses e menores de 5 anos, trabalhadores de saúde, gestantes, professores das redes pública e privada, povos indígenas, puérperas (até 45 dias após o parto), portadores de doenças crônicas mediante prescrição médica, pessoas privadas de liberdade - o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas - e os funcionários do sistema prisional. Os médicos veterinários são considerados como da Saúde e também tem direito de se vacinar. A vacina é contra indicada aos alérgicos a ovo.

Quem tem direito a vacina deve procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou a Sala da Vacina, com documento de identificação (RG ou CPF) e a carteira de vacinação. A dose protege contra três vírus da gripe: o Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B, os que mais tiveram casos confirmados em 2017.

De acordo com o relatório feito até dia 23 de maio, os professores, idosos e as puérperas são os que mais procuraram a vacina. Dos 4.144 professores, mais de 3.5 mil se vacinaram. Das 591 puérperas, 456 tomaram a vacina. Dos 44.628 idosos que têm direito, foram imunizados 42.280.

DENGUE

A 4ª etapa de vacinação contra dengue segue até 29 de junho, para jovens de 15 a 27 anos. A aplicação da 3ª dose garante a proteção contra o vírus. Quem toma somente as duas primeiras não estará imunizado.

A meta da Secretaria da Saúde é alcançar, pelo menos, 10. 485 pessoas vacinadas, o que equivale a 50% da cobertura total. A vacina está disponível nas UBS e na Sala da Vacina.