TRANSPORTE

Educação renova frota de transporte escolar com 10 novos ônibus

Educação renova frota de transporte escolar com 10 novos ônibus
A Secretaria de Educação (Seduc) fará entrega de 10 ônibus escolares nesta quarta, 31, às 9 horas, no estacionamento da praça Renato Celidônio (praça da Prefeitura). Conforme o decreto Municipal 1096/2004, a frota deve ser renovada quando o veículo atinge idade superior há 10 anos de uso.

A partir da entrega, a frota escolar terá 37 ônibus, 21 Van e 17 micro-ônibus e cerca de 2.200 crianças serão atendidas diariamente com o transporte escolar. Cinco dos novos veículos serão para substituir frota que atende estudantes municipais e estaduais que residem em área rural.

Dois ônibus adaptados substituirão frota convencional para Associação Norte Paranaense de Reabilitação (Anpr). Um ônibus e um micro-ônibus adaptados para substituir veículos para Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Além disso, crianças da Apae também terão ônibus adaptado para atender novo roteiro (Contorno Sul e Norte).

O gerente Administrativo da Seduc, Paulo Pompeu, destaca a importância dos ônibus adaptados. “São veículos diferentes dos convencionais. É ideal para cadeirantes, principalmente as crianças das entidades que precisam dessa adaptação para ter facilidade no transporte”, diz.

A renovação traz segurança aos usuários, além de oferecer mais tranquilidade às linhas com número grande de estudantes. “Nos casos de aumento de linha, há diminuição na demora do trajeto e também reduz custos para o município, já que evita horas extras dos motoristas”, explica o gerente Pompeu.

Investimento

Para 2018, a Seduc licitou a aquisição de 17 novos ônibus escolares, previstos para serem entregues no segundo semestre deste ano. A compra também será para renovar veículos com mais de 10 anos de uso.

Serão nove ônibus convencionais. Dois ônibus adaptados, três micro-ônibus e seis vans. Todos veículos serão para substituir frota e terão ar-condicionado. O gerente da Seduc, Pompeu, explica que essa frota modernizada priorizará a segurança e a qualidade de vida.

“Com ar-condicionado, as janelas ficarão fechadas e crianças terão maior segurança. O veículo também terá maior economia e menor desgaste do motor. Sem contar, a qualidade de vida das crianças e pais que dependem do transporte e o próprio servidor público que passa horas no veículo”, ressalta.

Leilão

A Seduc planeja realizar um leilão com os veículos que precisarão sair da frota pelo tempo de uso. O valor arrecadado será destinado à compra de novos ônibus.