SAÚDE

Servidores do Samu receberão mutirão de exames para detectar Hepatite B e C

Servidores do Samu receberão mutirão de exames para detectar Hepatite B e C
Mais de 200 servidores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) farão exames preventivos para detectar o diagnóstico da Hepatite B e C. Os mutirões serão nesta segunda, 22, e terça, 23, de janeiro, das 10h30 às 14 horas e quarta, 24, e quinta, 25, das 19 às 21 horas, na Regional Sul. A última vez que os servidores receberam esse tipo de atendimento foi em 2014.

“Vamos cuidar de quem cuida da gente”, diz a Coordenadora do Programa Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), HIV/AIDS e Hepatite Virais, Jaqueline Baptistoni Zeferino. Ela explica que os servidores correm riscos de contaminação diariamente e, muitas vezes, a vacina contra as Hepatites não são totalmente efetivas, dependendo de cada organismo. “Mesmo quem tomou a vacina pode não conseguir a imunização. Por isso, os exames são para certificar se eles estão imunizados”, afirma.

Serão feitos quatro exames em cada servidor. Por meio deles será possível saber se a pessoa está protegida ou se teve alguma exposição ao vírus, além de descobrir se é ou não portador de alguma das Hepatites. Caso o diagnóstico dê positivo, o profissional será encaminhado para o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) para tratamento.

Hepatite C é mais agressiva, mas pode ser tratada de três a seis meses. Mesmo após o tratamento, o paciente deve ir ao médico, pelo menos, duas vezes ao ano para monitorar o vírus. Já o vírus da Hepatite B é menos agressivo, no entanto exige acompanhamento constante para saber se o vírus está ou não contido no organismo.

A Coordenadora Jaqueline Baptistoni Zeferino destaca que a contaminação da doença é muito fácil e a melhor forma de prevenção é usar preservativo nas relações sexuais, não partilhar escovas de dentes, agulhas ou seringas, lâminas e objetos de uso pessoal.

Para o cidadão que quiser a vacina de Hepatite A e B, todas as Unidades Básicas de Saúde oferecem gratuitamente. Não existe vacina para a Hepatite C. O exame para conferir se a imunização pela vacina foi efetiva também pode ser feito na unidade e caso o resultado for negativo, poderá tomar a vacina novamente. São três doses. É necessário apenas o Cartão Nacional do SUS e um documento com foto.