SAÚDE

Maringá Saudável: espaço saúde no Quebec

O Grupo de Trabalho Intersetorial do Programa Maringá Saudável definiu a Unidade Básica de Saúde, UBS, Quebec como o primeiro local a receber a edição da Feira Espaço Saúde, nos bairros.

O evento ocorrerá no dia 21 de maio.

O horário de atendimento à população será das 8 às 17 horas.

A estrutura da Espaço Saúde será semelhante à montada no Ginásio de Esportes Valdir Pinheiro, no Complexo da Vila Olímpica, nos dias 8 e 9 de abril.

Professores, técnicos e alunos de cursos da área de Saúde das instituições de Ensino Superior de Maringá, vão realizar uma série de exames e avaliações físicas da população.

Na Feira, o cidadão verifica altura, peso, índice de massa corporal, mede a pressão, confere a taxa de glicose, de colesterol no sangue, testa a capacidade respiratória, entre outros.

É orientado também a melhorar o hábito alimentar, a consumir água, no mínimo 2 litros de água, por dia, a praticar exercícios físicos regularmente e a visitar um dentista, com freqüência.

Há ainda um espaço dedicado às crianças.

Sob o cuidado de professores e alunos do curso de Educação Física, os filhos brincam, divertem-se e fazem uma avaliação da coordenação motora, enquanto os pais visitam o evento.

“A programação é voltada para a família.

Avós, pais e netos podem conferir como está a condição de saúde deles e ter momentos de recreação e lazer”, diz a coordenadora do Programa Maringá Saudável, Ana Rosa Oliveira Poletto Palácios.

A coordenadora explica que a UBS Quebec foi escolhida para abrir a programação da Espaço Saúde, nos bairros, por ser uma das duas regiões, onde estão sendo implantados os projetos pilotos do Programa Maringá Saudável.

A outra é a do Parigot de Souza.

O Maringá Saudável segue as diretrizes de “municípios de comunidades potencialmente saudáveis” da Organização Mundial da Saúde, a OMS, e da Organização Pan-Americana de Saúde, a Opas.

É um projeto inovador, focado na mudança da cultura do tratamento da doença para o investimento na promoção da saúde.

A meta é melhorar a qualidade de vida dos maringaenses, a partir de uma série de atividades físicas, culturais, esportivas, educacionais, nutricionais e de cidadania.

A base do trabalho é a participação popular.

As comunidades são ouvidas. As propostas agrupadas e analisadas pelo Grupo de Trabalho Intersetorial do Maringá Saudável.

Outro destaque do Programa é o caráter multisetorial.

“Todas as secretarias estão envolvidas com o programa.

Cada uma usará as competências relativas às respectivas áreas”, destaca Ana Rosa Palácios.

“Usamos todos os recursos disponíveis para melhorar a qualidade de vida e investir no bem-estar físico, mental e social da comunidade”, frisa o prefeito Silvio Barros.

Pmm