PARQUE DO INGÁ

Em 10 dias, Parque do Ingá recebe mais de 23 mil visitantes

Em 10 dias, Parque do Ingá recebe mais de 23 mil visitantes
Pesquisa apontou que o Parque do Ingá recebeu entre os dias 22 e 30 de julho mais de 23 mil visitantes. O controle foi feito pela Gerência de Áreas de Preservação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Sema) e será realizado trimestralmente. Além de levantar o número de visitantes, serão aplicadas pesquisas sobre perfil e satisfação. A ideia é avaliar a estrutura do parque e estimular a preservação da reserva.

Desde o início do ano, a administração tem intensificado as ações para estimular à visita ao parque, entre elas, a abertura da passarela de acesso à reserva pela Avenida Laguna, após oito anos fechada, reforma de bancos, meios-fios, prédios, placas de indicação, além de pavimentar pista de caminhada e realizar manutenção de iluminação.

Com uma área superior a 470 mil metros quadrados, o Parque do Ingá foi inaugurado em 1971, na gestão do prefeito Adriano Valente. Conhecido inicialmente como Bosque I, a reserva leva o nome do gênero Inga, abundante no local.

Além da manutenção do parque, a administração promove ações para preservar um dos seus maiores bens que é o lago. Abastecido principalmente por águas pluviais, a estiagem e a baixa oxigenação favorecem a proliferação de algas. Até que seja licitada a compra de oito aeradores de água, a Sema, em caráter emergencial, instalou no centro do lago um flutuador com três bombas elétricas para aumentar o nível de oxigênio da água, o que também evita a mortandade de peixes.