PREVENÇÃO

Controle de pragas urbanas exige combate e conscientização

Controle de pragas urbanas exige combate e conscientização
No primeiro semestre, a Ouvidoria Municipal, acionada pelo telefone 156, recebeu 823 reclamações da presença indesejada de abelhas.

Escorpiões, aranhas e até morcegos também foram notificados. O extermínio de pragas é realizado por empresas terceirizadas, sob supervisão de supervisores municipais. No caso de ratos e baratas o combate é feito a cada seis meses. O controle da população de insetos ocorre apenas em prédios e terrenos públicos. A prefeitura não atende casos particulares.

Exceção a morcegos e abelhas, que exigem intervenção específica. No caso dos morcegos, o mamífero geralmente busca alimentos em árvores frutíferas plantadas no perímetro urbano. A retirada da planta geralmente resolve o problema. As abelhas exigem procedimento mais cauteloso, feito por equipe especializada da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Semusp), que também atua de forma preventiva em locais de recorrentes notificação de ratos, por exemplo.

Apesar de atuar no controle, a Semusp prioriza a conscientização sobre o descarte irregular de lixo e entulhos em terrenos desocupados, que podem se transformar em criadouros e pragas e animais peçonhentos. Importante lembrar que a manutenção de áreas particulares é de responsabilidade do proprietário que, caso não faça roçada e limpeza do local, fica sujeito a multas. Importante destacar ainda que limpeza de terrenos baldios evita a proliferação do mosquito transmissor da dengue.

O médico veterinário Elpídio Gonçalves Serra, do Centro de Controle de Zoonose (CCZ), explica que escorpiões das espécies preta e amarela podem surgir em qualquer lugar da cidade. Em pelo menos 102 bairros já foram notificados a presença dos insetos. Aranhas e até caramujos africanos, geralmente identificados em locais próximos a fundos de vale, também já foram notificados. O caramujo africano chegou ao Paraná ilegalmente na década de 1980, provavelmente como atração de alguma feira agropecuária.

O combate a focos de cupins e formigas também foi intensificado pela Secretaria de Serviços Públicos, com a remoção de mais de 500 focos de praças, canteiros centrais terrenos públicos, onde a presença dos insetos é mais frequente. Esse trabalho também é realizado por empresas terceirizadas sob a supervisão de servidores públicos. Reclamações sobre a presença desses insetos também devem ser notificadas pelo 156 (Ouvidoria Municipal), que anota a reclamação e prioriza encaminhamento ao órgão responsável pelo procedimento

Informações podem ser obtidas através da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Semusp): 3221-5548.