PREVENÇÃO

Chuva e calor intenso são favoráveis para a procriação do mosquito da dengue

Chuva e calor intenso são favoráveis para a procriação do mosquito da dengue
O cuidado deve ser coletivo e a conscientização é fundamental para evitar possíveis epidemias. - Foto: Aldemir Moraes/PMM
A Secretaria de Saúde alerta sobre a atenção com o mosquito da dengue. Os atuais períodos de chuva e temperatura elevada favorecem a proliferação do Aedes aegypti, transmissor da doença. De acordo com a prefeitura, o trabalho dos agentes de controle da dengue foi intensificado, mas a cooperação dos cidadãos em manter os quintais limpos é fundamental.

As recomendações é de que a população limpe os quintais semanalmente, para evitar acúmulo de lixo que possa juntar água. Os principais alvos são os resíduos sólidos, especialmente copos e garrafas plásticas, pratos de vasos de plantas, tinas e reservatórios de água e pneus. Os pratos das plantas podem ser completados com areia grossa até as bordas ou ser lavados com água, bucha e sabão todas as semanas, para eliminar ovos do mosquito. Locais de armazenamento de água devem ser mantidos com tampas.

CONSCIENTIZAÇÃO – Apaixonada por plantas, Alice Berto de 65 anos mantém diversas plantas em seu quintal, todas devidamente cuidadas para que o mosquito da dengue não se prolifere. Apesar de todo o cuidado com o próprio quintal, Alice já teve dengue duas vezes nos últimos 10 anos e afirma que o descuido dos vizinhos é a causa. “Sempre que recebo os agentes da prefeitura eles me parabenizam pelo cuidado, tenho mais de 30 plantas e nenhuma é foco do mosquito. Alguns ainda comentam sobre o descuido de alguns moradores do bairro, e é pelo descuido de alguns que muitos pagam no final” afirma a dona de casa.

De acordo com a gerente de zoonoses Suelen Teixeira, a maior dificuldade dos agentes da dengue é conseguir entrar nas casas. Suelen ainda lembra que o mosquito Aedes aegypti é transmissor da dengue, zika e chikungunya, doenças que podem gerar outras enfermidades, como microcefalia e Guillain-Barré.

Maringá.com