SAÚDE

Saúde registra um aumento de cerca de 29% no número de procedimentos

Entre janeiro e março, a Prefeitura de Maringá registrou um aumento de 28,86% no número de procedimentos realizados pelo Sistema de Saúde Pública.

O saldo foi de 175.601 para 226.283.

Os números correspondem a consultas, curativos, verificação de pressão arterial, atendimento odontológico, entre outros.

O secretário da Saúde, Antônio Carlos Nardi, diz que o crescimento demonstra uma melhora no atendimento e reflete as ações implementadas pela Prefeitura.

“Aos poucos, conseguimos reverter um quadro desfavorável e oferecer o serviço de qualidade que a comunidade tem o direito de receber”, afirma.

Antônio Carlos Nardi comenta que a tendência é a de os números aumentarem.

“Ainda temos deficiências para serem corrigidas.

Um dos problemas é a falta de profissionais como médicos e dentistas para atuarem no Programa Saúde da Família.

Fizemos concurso e abrimos outro para completarmos as vagas”, explica.

De acordo com o secretário alguns profissionais pediram demissão por terem sido aprovados em provas de residência médica.

“É uma realidade que temos que enfrentar e buscamos saídas para vencer as dificuldades apresentadas pelo cenário atual”, justifica.

Reativação do PSF: desde o início do ano, a Prefeitura de Maringá reativou e ampliou o número de equipes do Programa Saúde da Família.

Hoje são 64, em atividade, das quais 14 encontram-se sem médicos.

Cada uma é composta por um médico, um enfermeiro, um técnico em enfermagem e de quatro a seis agentes comunitários de saúde.

Em média, cada equipe atende 1.200 famílias.

Outra medida da Prefeitura de Maringá foi a implantação do Programa Saúde Bucal, PSB.

São 20 equipes.

Cada um é composta por dois ou três profissionais. Pode ser um dentista e um auxiliar odontológico ou um dentista, um auxiliar odontológico e um técnico de higiene dental.

O trabalho do Saúde Bucal é vinculado ao do PSF.

Igual ao Saúde da Família, o PSB tem como diferencial o atendimento domiciliar.

As equipes visitam as pessoas nas residências e orientam como evitar doenças, perdas de dentes e complicações decorrentes de cáries.

“Os programas promovem saúde e estimulam as pessoas a melhorarem a qualidade de vida”, destaca o secretário Antônio Carlos Nardi.

Turnos de seis horas: a padronização do horário de atendimento das 24 unidades básicas de Saúde do Município também contribui para ampliar o número do atendiimento.

Desde o dia três de março, o funcionamento dos postos passou a ser de 12 horas por dia, das sete às 19 horas.

O horário padrozinado foi adotado, graças a uma medida do Prefeito Silvio Barros, que criou dois turnos, com jornada de seis horas diárias.

Antes de ser colocada em prática, a proposta foi aprovada pelos servidores do setor.

Foi uma negociação direta, que contou com a participação dos secretários da Administração, da Saúde e do procurador Jurídico da Prefeitura.

O prefeito Silvio Barros ressalta que o aumento no número de atendimento comprova que a Saúde é uma das prioridades da administração.

“Começamos a colher os primeiros frutos.

Ainda temos muito a fazer, mas os sinais demonstram que temos avançado na prestação de serviço de Saúde Pública em Maringá”, frisa.

Pmm