PRÊMIO

ACIM vai entregar comenda ao reitor Wilson Matos no dia 19 de maio

ACIM vai entregar comenda ao reitor Wilson Matos no dia 19 de maio
Reitor da Unicesumar Wilson Matos
O reitor da Unicesumar, Wilson de Matos Silva receberá a comenda Américo Marques Dias, a mais alta homenagem concedida pela Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), no dia 19 de maio, ocasião em que também lançará o primeiro de dois livros sobre a história de Maringá. A cerimônia será realizada no Excellence Centro de Eventos, a partir das 20h, e deve reunir cerca de 700 pessoas entre familiares e amigos do homenageado, autoridades e lideranças políticas. O convite é por adesão e custa R$ 150.

Estão na lista de convidados o governador do Paraná, Beto Rica, e a vice-governadora Cida Borghetti, os ministros Ricardo Barros, da Saúde; Osmar Serraglio, da Justiça); e José Mendonça Bezerra Filho, da Educação. Também são aguardadas as presenças do prefeito de Maringá, Ulisses Maia, e do presidente da Câmara de Vereadores, Mário Hossokawa, bem como dos senadores Álvaro Dias e Cristovam Buarque.

Graduado em Matemática e mestre em Ciências Gerenciais pela Universidade de Marília/SP, Silva é fundador e reitor da Unicesumar, que hoje conta com 90 mil alunos, sendo 75 mil a distância e 15 mil presenciais, e também fundador do Colégio Objetivo Unidade Maringá com mil alunos. A meta para 2020 é chegar a 160 mil alunos nas modalidades a distância e presencial.

Antes de fundar a Unicesumar, Silva lecionou na Universidade Estadual de Maringá (UEM) e atuou como empresário nos segmentos de transporte e construção civil nas décadas de 1970 e 1980. Em 1986, junto com o professor Cláudio Ferdinandi, elaborou e protocolou o projeto de criação da universidade. Três anos depois recebeu a aprovação do Ministério da Educação (MEC) para o funcionamento de dois cursos e em fevereiro de 1990 deu início as atividades da instituição de ensino de superior particular que anos depois, em 2002, seria transformada na Unicesumar.

Em 2017, pelo sexto ano consecutivo, a Unicesumar obteve nota 4, numa escala de um a cinco, no Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes (Enade), resultado que coloca a instituição maringaense entre as 5% melhores de ensino do país.

Pela sua trajetória, Silva já recebeu diversos títulos, inclusive de Empresário do Ano, em 1999, prêmio concedido pela ACIM, Associação Paranaense de Supermercados (Apras), Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Maringá e Região (Sivamar). É "Cidadão Benemérito do Paraná" recebido em 2002.

Ele será a sexta pessoa a ser homenageada com a Comenda Américo Marques Dias, que leva o nome do primeiro presidente da ACIM, e foi criada em 2003. Até agora a comenda foi entregue a Dom Jaime Luiz Coelho, primeiro arcebispo da cidade (em 2003); ao advogado e ex-prefeito de Maringá, Adriano José Valente (em 2007); ao agropecuarista Joaquim Romero Fontes, que compôs a missão empresarial que propôs a emancipação política de Maringá e foi um dos fundadores da Sociedade Rural de Maringá (em 2008); ao pioneiro e ex-presidente da ACIM Manoel Mário de Araújo Pismel (em 2013); ao empresário Jefferson Nogaroli, que presidiu a Associação Comercial por duas gestões, foi um dos principais incentivadores da criação do Sicoob, cooperativa de crédito, presidiu a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) e o Sebrae/PR. E tem sido um dos grandes incentivadores do associativismo no Paraná.

O evento tem o patrocínio das seguintes empresas: Antenas Aquário, Certezza Consultoria Empresarial, Cocamar – Cooperativa Agroindustrial, Coopercard, Fomento Pr, Gnatus/Equipoline–Equpamentos Odontológicos, Kandyany Eventos, Maringá Park Shopping Center, O Diário do Norte do Paraná, PWC, RCE Construtora, Reproset Indústria Gráfica, Sancor Seguros, Sanepar, Sicoob Central Unicoob, Sicoob Metropolitano, Sinepe/NOR, Unimed Maringá e Viapar.