SERVIÇOS PÚBLICOS

Prefeitura detona 30 mil m³ de rochas na Pedreira Municipal

Prefeitura detona 30 mil m³ de rochas na Pedreira Municipal
Execução foi realizada por empresa vencedora na licitação
Com a utilização de 8,9 toneladas de explosivos em gel, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Semusp) realizou na tarde desta segunda, 15, a detonação de 30 mil m³ de rochas na Pedreira Municipal. A execução do serviço, em uma extensão de 50 metros do paredão, foi coordenada pela equipe da empresa especializada Perfuringá, vencedora do processo licitatório para a operação. Na semana passada, equipes da Semusp alertaram moradores no entorno da pedreira para o dia, horário e cuidados com a detonação.

O volume de pedra disponibilizado com a detonação é equivalente ao carregamento de 3 mil caminhões basculantes, com capacidade para 10 metros cúbicos de carga cada um.

A rocha retirada agora será processada para produção de pedra rachão, brita graduada e pó de pedra.

Fábrica de tubos
O material a ser processado será utilizado nas obras de pavimentação da cidade e também servirá de matéria-prima para utilização na fábrica de artefatos de cimento da própria Semusp, que produz tubulações de vários diâmetros, além de tampas de bueiros, bocas-de-lobo, palanques de alambrados e outros materiais usados nas atividades diárias da secretaria.

“Este estoque de material será suficiente para utilização pela Prefeitura durante o período de um ano e meio até dois anos, gerando economia para o município e maior rapidez no atendimento à comunidade. O próximo passo para melhorar ainda mais a prestação de serviços será dado com a breve reativação da Usina de Asfalto, que está desativada há cerca de dois anos”, explicou o prefeito Ulisses Maia, que acompanhou todos os procedimentos da detonação.

A última explosão no rochedo tinha sido realizada em 2014.

A Pedreira Municipal está localizada na Estrada 200, PR-317, Km 90, na saída para o município de Astorga. (CP)

Mais informações: (44) 3261-5511 (Semusp)