PLANEJAMENTO

Técnicos da Prefeitura fazem inspeção no Cine Teatro Plaza

O prédio do Cine Plaza, como era chamado inicialmente, foi construído em 1972.

Técnicos da Prefeitura fazem inspeção no Cine Teatro Plaza
Cine Teatro Plaza, na área central de Maringá

Engenheiros da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo (Seplan) fizeram nesta semana uma inspeção técnica para avaliação imobiliária nas instalações do Cine Teatro Plaza, na área central de Maringá.

A equipe da Seplan inspecionou as condições atuais do prédio para avaliar seu valor venal de mercado e os custos para eventual execução de obras de restauração do espaço, que está interditado desde 2006. Também as salas comerciais no andar superior do prédio, que pertencem a particulares, estão interditadas por determinação do Corpo de Bombeiros.

O laudo que reprovou as instalações do prédio apontou o piso de madeira deteriorado, falta de sinalização de emergência e de sistema hidráulico para prevenção de incêndio.

Na avaliação técnica desta semana, apenas as instalações sanitárias do teatro foram liberadas, em caráter emergencial e provisório, para utilização dos usuários do sistema de transporte coletivo urbano durante o período em que é realizada licitação para a instalação de contêineres com banheiros adequados na Praça Raposo Tavares, localizada em frente ao prédio.

Estudo técnico
De acordo com o secretário de Cultura, Rael Toffolo, a compra total ou venda do imóvel não está descartada, mas a intenção da administração é encontrar soluções para recuperar o teatro que já foi o ponto de encontro cultural dos maringaenses. “Este estudo é o primeiro procedimento para a solicitação de uma análise mais aprofundada das patologias, que instruirá o processo de abertura de licitação para a contratação da empresa que fará a restauração do prédio. Só os laudos e estudos técnicos poderão indicar custos, prazos e o que precisa ser feito a curto e médio prazos”, diz, acrescentando que o Conselho Municipal de Cultura historicamente defende o local e tem ideias para revitalização do espaço tão significativo para a população.

O estabelecimento pertencia a particulares e, em 1990, foi comprado pela Prefeitura que, em 2003, realizou a última grande reforma nas instalações.

Mais informações: 3221-1240 / 1210 (Seplan)