CARNAVAL

Marchinha retrata bons tempos do Carnaval maringaense

Marchinha retrata bons tempos do Carnaval maringaense
Marchinha e blocos de rua são destaques do Carnaval 2017
O Carnaval 2017 promete devolver às ruas de Maringá a alegria das tradições da festa mais popular dos brasileiros. Um concurso escolheu a marchinha inédita que vai embalar os foliões nos dois bailes e duas matinês programados pela Prefeitura. Os versos da canção “Manhã de Carnaval”, de Ronaldo Gravino, misturam nostalgia e homenagem aos bons tempos do Carnaval maringaense.

“Eu faço uma homenagem aos antigos músicos que começaram a cantar na noite da nossa cidade. Um deles é o Rosalino, um dos maiores cantores que Maringá já teve, uma voz grave, romântica. O outro ainda está vivo, é o Rebite”, diz Gravino, maringaense de coração há 30 anos. Compositor, intérprete de MPB e produtor musical, ele aposta na iniciativa do Município como uma forma de resgatar as tradições populares na cidade.

“Minha cidade amanheceu cantando, florindo, que lindo. Minha cidade amanheceu sorrindo, é manhã de carnaval”, diz a letra da marchinha. A ideia, explica Gravino, revive as décadas de 70 e 80, quando predominava a terra vermelha nas ruas de Maringá, como expressam os versos “das brincadeiras de rua, com lama ou pó, a alegria era uma só”.

Segundo o secretário da Cultura, Rael Toffolo, além da marchinha, outra novidade deste ano é a participação de blocos de rua. O “Ipa lêlê” já confirmou presença nos bailes organizados pela prefeitura e espera reunir 70 foliões. “A partir deste ano os maringaenses vão ajudar na reconstrução do Carnaval de rua. Com certeza, todo mundo vai se divertir”, diz Rael. Outro bloco, o “Oi Sumida”, se apresenta pela primeira vez em Maringá neste sábado, 18, a partir das 14 horas no estacionamento ao lado do Terminal Urbano.