SAÚDE

Vacinação contra HPV para meninos tem início na segunda-feira (16)

Vacinação contra HPV para meninos tem início na segunda-feira (16)
Esquema vacinal consiste em duas doses de seis em seis meses
A vacina contra papilomavírus humano (HPV) para meninos entre 12 e 13 anos será disponibilizada, gratuitamente, pela primeira vez a partir de segunda-feira (16) em 34 postos de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS). Aproximadamente 5 mil doses de vacinas foram entregues na Secretaria de Saúde e serão distribuídas nas Unidades Básicas até o início da semana, com exceção da UBS do Jardim Olímpico que está em reforma.

O esquema vacinal consiste em duas doses com intervalo de seis em seis meses entre as aplicações. Desde 2014, a campanha passou a fazer parte do programa de imunização para meninas de 9 a 13 anos e este ano foi ampliada para até os 14 anos. A faixa etária dos meninos que podem receber a vacina também será ampliada gradualmente.

O secretário de saúde, Jair Biatto, ressalta a importância da vacinação.“O objetivo da campanha é reduzir a circulação do vírus entre meninos e meninas e, dessa forma garantir a redução dos casos de câncer de colo de útero e de vulva, além de proteger os homens contra cânceres de pênis e garganta e verrugas genitais”, destaca.

HPV: Altamente contagioso, o HPV é um vírus que se instala na pele ou em mucosas que pode causar câncer de colo de útero e verrugas genitais. De acordo com informações do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de colo de útero é o terceiro mais incidente no Brasil. Até outubro de 2016 o Estado contabilizou 258 mortes pela doença e em 2015 foram registradas 333.

Para informações adicionais: (44) 3218-3101 ou comparecer na Secretaria de Saúde.