EMPREENDEDORISMO

Empresária de Maringá lança roupa para bebês que repele insetos

Por 22 anos, a empresa de Maysa Kagueiama Araújo produziu apenas adereços para bebês.

Empresária de Maringá lança roupa para bebês que repele insetos
Empresária Maysa Araújo

Com o aumento da concorrência e a crise financeira, a empresária decidiu que precisava criar um novo produto. Com auxílio dos projetos do Sebrae/PR, o Moda Noroeste e o Agentes Locais de Inovação (Ali), a empresária adquiriu um novo olhar, mais apurado, técnico. Nesta semana, a empreendedora lançou a sua primeira coleção de roupas para bebê que repele pernilongos, baratas, formigas, piolhos, diversos insetos e o Aedes Aegypti, o mosquito que transmite o vírus da dengue, do zika vírus e da chikungunya.

Maysa é acompanhada pelo Sebrae/PR há mais de quatro anos. Neste período, já havia desenvolvido melhorias para a gestão de seus negócios e o lançamento de novos adereços infantis. Ao ser incentivada a inovação e com a chegada da crise, a empresária passou a analisar o seu mercado com novos olhares e buscou entender as necessidades de seus clientes.

"Pensei em criar roupas com fator de proteção solar. Analisei e percebi que o negócio atrairia mais a atenção e o interesse dos pais nesta questão de repelir insetos. Com o aumento das doenças transmitidas por insetos, foquei neste detalhar a inovação e a oportunidade de negócio. Investi em uma necessidade das famílias", conta a empresária. As roupas, da marca Tibi for Kids, começam a chegar nas lojas nos próximos dias. O mercado paranaense será o foco inicial da empreendedora.

Os tecidos utilizados pela indústria de Maysa são feitos com nanotecnologia que injeta nos fios produtos que repelem os insetos, mas que não migram para a pele do bebê e não fazem mal para outros animais, como cachorros e gatos. "O material que está nas fibras sai gradativamente das peças e garantimos, com laudos comprovatórios emitidos por laboratórios, que a proteção resiste até 50 lavagens e que não faz mal à saúde do bebê", detalha.

Para o consultor do Sebrae/PR, Elvio Saito, o exemplo de busca incansável pela inovação mostra como existem oportunidades para todos no mercado do vestuário. Na avaliação do consultor, o fato da empresária gerir uma micro empresa em um ano de crise econômica não serviu de obstáculo para a inovação. "Em meio a um problema social a Maysa encontrou uma oportunidade de negócio. Ela inovou, ampliou seu catálogo de produtos e quantidade de itens que estava acostumada a produzir e se prepara para obter excelentes resultados", diz.

Ainda de acordo com Saito, a postura da empresária desperta um comportamento pró-ativo nos demais empreendedores, mostrando que quando se faz um bom planejamento de ações é possível crescer em meio à crise.

Moda Noroeste
O programa desenvolvido pelo Sebrae/PR para potencializar os resultados das empresas do vestuário, o Moda Noroeste, abrirá novas vagas no início de 2017. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (44) 3220-3474.