GERAL

Aprovado aumento para servidores das universidades do PR

O projeto de lei que institui o plano de carreira para os funcionários técnico-administrativos das universidades e das faculdades estaduais.

Os deputados já haviam aprovado o projeto em primeira discussão.

Agora falta apenas a sanção do governador Roberto Requião para a implantação do novo plano.

Só na UEM (Universidade Estadual de Maringá), a medida irá beneficiar mais de 2,5 mil servidores.

O reitor Gilberto Pavanelli destaca que nesse grupo estão, além de funcionários que exercem atividades administrativas e de manutenção, pessoal diretamente envolvido nas atividades fins da instituição que são o ensino, a pesquisa e a extensão.

“São servidores altamente qualificados”, destaca o reitor, quantificando que são 100 funcionários com mestrado e outros 40 com doutorado.

Este plano não contempla os docentes que já tiveram a implantação da carreira em 1997, além de reajustes salariais em agosto do ano passado. Portanto, o plano aprovado, hoje, pela Assembléia vem para corrigir antigas distorções entre o pessoal técnico-administrativo das instituições de ensino superior.

O projeto foi apresentado à Assembléia pelo governador Roberto Requião. Com a mudança o salário inicial servidores deverá variar de R$ 600,00 (para funções que exigem apenas ensino fundamental) a R$ 1.856,00 (para quem tem curso superior).

Pmm