CURSO

Cresce a procura por cursos técnicos em Maringá e região

Cresce a procura por cursos técnicos em Maringá e região
Área de informática está entre os cursos mais procurados

Investir em qualificação profissional por meio de cursos técnicos é uma alternativa para os candidatos que buscam uma recolocação rápida no mercado de trabalho. Esse é um dos motivos que elevou em 20% a procura dos cursos oferecidos pela Rede Pública Estadual de ensino nos Colégios Estaduais de Maringá e Região.

“A crise financeira despertou a necessidade de empregabilidade e o interesse pelos estudos nos jovens e adultos como fonte de ascensão financeira”, avalia a coordenadora de Educação Profissional do NRE, Elizabete Neves.

A conscientização dos jovens em relação à importância da qualificação, a necessidade de capacitação para o mercado de trabalho e a divulgação da mídia também contribuíram para a busca por cursos técnicos, valorizando o profissional que possui o diploma de técnico.

Outro fator que tem contribuído para o aumento da procura, segundo Elizabete, é a qualidade do ensino técnico ofertado pela rede pública. “Nos últimos anos os cursos têm alcançado altos índices de satisfação tanto para os alunos quanto para as empresas contratantes”, destaca.

Na Rede Estadual de Ensino há duas modalidades de cursos técnicos: integrado e subsequente. No primeiro, o aluno cursa simultaneamente o ensino médio e o curso técnico. Já na segunda modalidade, o curso técnico é feito após a conclusão do ensino médio.

Hoje o NRE disponibiliza 33 cursos técnicos em 17 colégios públicos de nove municípios da sua área de abrangência. Oito são ofertados de forma integrada e 25 na subsequente, com duração média entre um e dois anos.

Entre os jovens, os cursos mais procurados são os da área de informática, desenho da construção civil, estética, vestuário, nutrição e dietética. Já os adultos vislumbram nos cursos uma ascensão profissional, troca de profissão, novo aprendizado e recolocação no mercado. Nestes casos, o maior interesse é pelas ofertas de técnico em saúde bucal, enfermagem, administração, contabilidade, segurança do trabalho e alimentos.

As inscrições para as novas turmas iniciam a partir de novembro. Para não perder o prazo, os interessados podem ir até a escola para deixar nome e telefone para serem informados sobre a data do início da inscrição, bem como sobre a relação de documentos para efetivação das matrículas.